​​​​​​​COMPOSTAGEM URBANA   

Miguel Toninato

COLUNA - Miguel Toninato

Data 08/09/2019
Horário 06:15
Jovem engenheiro ambiental e agricultor sustentável Felipe Isaac Kurihara é fundador da startup Compost impulsionado pelo Inova Prudente
Jovem engenheiro ambiental e agricultor sustentável Felipe Isaac Kurihara é fundador da startup Compost impulsionado pelo Inova Prudente

Você sabia que mais de 50% dos resíduos gerados no Brasil são orgânicos? Pensando nesse grande problema ambiental brasileiro, nasceu em Presidente Prudente a Compost, uma startup impulsionada pelo Instituto INOVA Prudente, que transforma o seu resíduo orgânico (ou da sua empresa) em adubo para projetos de agricultura urbana e reflorestamento. A ideia e fundação é do jovem engenheiro ambiental, agricultor sustentável (com pesquisas científicas nas áreas de química ambiental e agricultura sustentável), Felipe Isaac Kurihara (Unesp-PP). Parabéns garoto!

SEU LIXO VALE ÁRVORES!

No próprio site da Compost – www.sejacompost.com.br– você escolhe um plano de coleta orgânica. A startup leva um balde fechado para você armazenar seus resíduos orgânicos que serão levados à um centro de compostagem, e serão posteriormente transformados em adubo para o cultivo de mudas (para projetos de reflorestamento), ervas medicinais, verduras e legumes para população carente. Ao invés de mandar para o lixo comum seus restos de comida e vegetais, você os separa para plantar árvores nativas na sua cidade. Sensacional.

4ª SEMANA DA SEPSE 

Começa amanhã, (9) a 4ª Semana da Sepse do Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, realizada em parceria com a Unoeste. O evento, organizado pela Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, visa discutir como identificar precocemente e tratar a sepse, doença mais conhecida como infecção generalizada.

HOSPITAL REGIONAL

Durante os cinco dias de atividades, o HR promoverá palestras, workshops e exposições, para profissionais, residentes e estudantes da área da saúde. Os  palestrantes confirmados são: Paulo Mesquita (infectologista), Braiton de Freitas (farmacêutico), James Belchior (fisioterapeuta), Mariana Rodrigues (fonoaudióloga), Leonardo Menegon (médico intensivista) e Gisele Souza (enfermeira). Além da palestra, terá uma exposição para visitação que explica o “caminho da sepse” no organismo, além de workshops específicos sobre o tema. Vale a visita.

TITÃS

Com 37 anos de estrada ela está de volta: Titãs Trio Acústico já tem data marcada em Presidente Prudente, a banda vem pelo Circuito Cultural Petra e ainda traz a participação especial de Mário Fabre e Beto Lee. O show está programado para dia 19 de outubro no Tênis Clube.

FUSCA ELÉTRICO

Para os apaixonados pelo clássico ‘herb” o Fusca, a Volkswagen anunciou uma nova maneira para que os proprietários de fuscas convertam seus veículos em carros movidos à energia elétrica. A montadora vai disponibilizar todas as peças para a modificação e uma empresa alemã, chamada eClassic, será responsável pela modernização do motor. A montadora não divulgou preços, disponibilidade e nem mencionou quais outros modelos gostaria de modernizar, embora a empresa prometa mais detalhes no Salão do Automóvel de Frankfurt, que começa no dia 12 de setembro.

ATITUDE

Uma panificadora no Centro de Curitiba faz a uma ação que beneficia moradores de rua ou que trabalham nela. Todos os dias, uma cesta é colocada do lado de fora do estabelecimento com pães e salgados que sobraram do dia anterior para que quem passa pelo local. Será que funcionaria em nossa região?

 

REFLITA

“Educai uma criança para que não seja necessário punir os adultos.” Pitágoras

 

FOTOS: Miguel Toninato/Cacau Junqueira/Sandra Rigato

 

 Fotógrafa oficial da Novittá Noivas, Sandra Rigato vem de Adamantina para cobrir o evento

Jovem Baiana Franciele Jesus, Miss Brasil Top Internacional, esteve em Prudente e desfila uma exclusividade em vestido de noivas

Talento e carisma do Maestro Luizão pelas lentes de Sandra Rigato

Publicidade

Veja também