Conferência no sábado debate riscos de dietas ao organismo

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 08/05/2019
Horário 08:00
Arquivo Pessoal/Antonio Herbert Lancha Jr - Pesquisador Lancha Jr é doutor em nutrição experimental
Arquivo Pessoal/Antonio Herbert Lancha Jr - Pesquisador Lancha Jr é doutor em nutrição experimental

Atire a primeira pedra quem é que nunca ouviu falar sobre uma dieta da moda e que promete trazer resultados em poucas semanas. Os benefícios vendidos pelos adeptos são os mais diversos, mas, como já era de se esperar, é preciso falar sobre esse assunto de forma profissional, já que muitas vezes a prática não é acompanhada por um especialista. Justamente por isso é que o doutor em Nutrição Experimental, Antonio Herbert Lancha Júnior, mais conhecido como professor Lancha Jr, estará em Presidente Prudente para uma conferência aberta, no dia 11 de maio. “A ideia é falar sobre várias vertentes em relação à atividade física e saúde, e como essas variáveis podem interferir tanto na vida de um indivíduo comum quanto na de um atleta. As famosas dietas e que não funcionam são parte da abordagem principal”.

O encontro será realizado na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), das 8h às 12h, com o pesquisador que se tornou referência em nutrição aliada ao metabolismo e fisiologia. “A abordagem envolverá dois temas que englobam três temáticas em cada um, como: a nutrição nas redes sociais e dietas da moda; aspectos atuais da nutrição, alimentos funcionais e saúde; e microbiota e seu papel, regulação e consequências para saúde”. Além disso, há uma abordagem sobre nutrição para o atleta de academia; alimentação para o treinamento e para recuperação; e suplementos nutricionais e sua real necessidade.

“Um dos assuntos que mais se falam hoje em dia são as dietas e que ao longo dos últimos 32 anos, vimos, a partir de estudos, que nenhuma nação conseguiu reduzir seus índices de obesidade, sendo que no mesmo período foram milhares de dietas milagrosas. Ou seja, elas não funcionam como prometem e ainda colocam o alimento como um inimigo das pessoas”, lembra o professor. Sobre os riscos, o especialista afirma que as propostas “extravagantes” alteram a forma de vida das pessoas, além de representarem mudanças consideradas agressivas, como a busca por informações na internet. “Você precisa de um acompanhamento profissional, que adequará as necessidades à sua realidade”.

Na contrapartida, como uma possível solução, ele informa que é preciso ter prazer neste momento da alimentação, e que o ato deve ser aliado à melhora na qualidade de vida, como uma alimentação balanceada e saudável, a compreensão de si próprio, das limitações e do que o corpo está ou não preparado para aguentar. Conforme a Unoeste, o professor ainda é contrário aos modismos, como os das gorduras boas - coco e banha - e dietas sem glúten ao apontar a ineficiência de tais apelos quando confrontados com estudos científicos sistemáticos e continuados sobre alimentos funcionais.

Saiba mais

Lancha Jr possui sólido conhecimento em nutrição aliada ao metabolismo e fisiologia por suas experiências como professor, pesquisador, palestrante e autor de livros. Leciona na USP (Universidade de São Paulo) há mais de 30 anos; é professor visitante da Tuft University, nos Estados Unidos; professor convidado do Agro Paris Tech, na França; e bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Fonte: Unoeste

Serviço

As inscrições para a conferência podem ser feitas pela internet e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento no site: www.unoeste.br.

Publicidade

Veja também