A primeira importante data de vendas para o comércio, pós-flexibilização das atividades, está chegando. O Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira, 12 de junho, serve como um possível empurrão na retomada econômica deste setor, que é destaque na economia de Presidente Prudente. As expectativas de representantes da classe, entretanto, não são tão positivas, pois veem nas restrições que ainda existem dificultadores do sucesso de vendas.
O presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Ricardo Anderson Ribeiro, afirma que as restrições de horário, aquelas que obrigam todos os comércios não essenciais a abrirem durante seis horas ininterruptas ao dia (em Prudente das 10h às 16h), é o principal entrave, visto que os segmentos que trabalham com possíveis presentes se beneficiam muito dos namorados atrasados e esquecidos, especialmente após o fim do expediente da maior parte dos trabalhadores, depois das 18h.
“Você tem que trabalhar datas especiais, apresentar condições especiais. Estudamos a possibilidade de um ou dois dias estender o horário do comércio para que as pessoas tenham mais tempo de procurar o presente”, ressalta Ricardo, ao afirmar ter encontros agendados com representantes do poder público para apresentar a proposta. Segundo ele, o problema maior são as aglomerações que a data pode causar nas portas de lojas e a ampliação do horário de atendimento reduziria, inclusive, essa ocorrência.
VOCÊ TEM QUE TRABALHAR DATAS ESPECIAIS, APRESENTAR CONDIÇÕES ESPECIAIS. ESTUDAMOS A POSSIBILIDADE DE UM OU DOIS DIAS ESTENDER O HORÁRIO DO COMÉRCIO PARA QUE AS PESSOAS TENHAM MAIS TEMPO DE PROCURAR O PRESENTE
Ricardo Anderson Ribeiro
Já o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, é ainda mais pessimista em sua visão. Ele afirma que o Dia dos Namorados nunca foi um ótimo dia de vendas, ficando entre a quarta e quinta posição entre os dias festivos e, em contexto de pandemia, será “ainda pior”. “Não vejo condições nem de fazer grandes campanhas para o Dia dos Namorados, pois não é a hora de chamar o público para o centro, é preciso evitar aglomerações. As pessoas continuam comprando só o necessário”, enfatiza. Cabe lembrar que a capacidade de atendimento das lojas, por decreto, foi reduzida a 40% do total na capital da região.
De qualquer forma, ele comemora a reabertura, como fôlego aos comerciantes, que desde março estavam de portas fechadas, e prevê uma importante recuperação até o Dia dos Pais, quando projeta campanhas e promoções.
A gerente da perfumaria e cosméticos O Boticário, no centro de Presidente Prudente, Dayse Macedo, 34 anos, afirma que a data, com troca de presentes entre os namorados, dá um fôlego ao comércio. Mesmo tendo trabalhado nos últimos meses com delivery de produtos, ela afirma que com a loja aberta “é outra coisa”.
Conforme Dayse, as vendas já começaram, pois muitos namorados e namoradas estão se antecipando. Sobre o estoque que possui, ela fala: “Não teria como fazer a mesma compra do ano passado, mas o que tem dá para suprir a demanda e não gerar prejuízo. Estamos com o pé no chão”.
Também no setor de modas e vestuário, as esperanças das boas vendas são altas. De acordo com a sócia-proprietária da Dany Modas, Aparecida de Freitas Vieira, 63 anos, o principal fator que impulsiona as compras é o frio e justamente por isso a loja tem se dedicado a adquirir peças de inverno. “Acredito que esse fim de semana e o próximo serão bons, e tem que ser! ”, destaca Aparecida.
A empresária não deixa de falar da alegria de voltar aos trabalhos, mesmo com as restrições necessárias, e agradece aos clientes que têm entendido muito bem todas as regras deste “novo normal”.
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