Água turva preocupa moradores de Montalvão

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 17/01/2020
Horário 08:16
Isadora Crivelli - Rosa Delli Colli supõe que turbidez tem relação a novo poço inaugurado
Isadora Crivelli - Rosa Delli Colli supõe que turbidez tem relação a novo poço inaugurado

Há algumas semanas, moradores do distrito de Montalvão, em Presidente Prudente, notaram a água que estava saindo de suas torneiras bastante turva e amarela; mais que isso até, alguns deles afirmaram que na segunda-feira, em Montalvão, era notável a presença de barro na água, que chegou a ficar avermelhada.

Foi a chef de cozinha Taíse Delli Colli, 41 anos, moradora do Residencial Dayane, em Montalvão, quem recorreu a O Imparcial para entender a situação que tem preocupado, além dela, a maioria dos vizinhos e moradores do distrito. Ela afirma ter entrado em contato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e, segundo ela, foi informada que iriam até sua residência recolher amostras da água para análise, mas, até o momento do fechamento da reportagem, os técnicos não apareceram por lá.

Taíse e seu marido Paulo Sérgio Delli Colli, com medo de ingerir a água suja, compraram quatro galões de água mineral, no entanto, não possuem condições de lavar roupas e se banhar com a água turva. Eles, que têm uma marmitaria de comida saudável, se preocupam, inclusive, com a higienização dos legumes e verduras que utilizam nas receitas.

Algo que incomoda a cidadã é a falta de informação por parte da empresa responsável pelo saneamento e distribuição de água dos motivos pelos quais a situação está ocorrendo. “Não sabemos se pode fazer mal,  o porquê desta coloração, não sabemos nada”, afirma.

POSSIVEIS MOTIVOS

SÃO LEVANTADOS

A sogra de Taíse, a aposentada Rosa Delli Colli, 74 anos, também mora em Montalvão, e na sua residência, a qualidade da água, como relata, é ainda pior. Ela tem guardado amostras da água turva e a quantidade de sedimentos decantados impressiona. Ela desconfia que o motivo deste problema se relaciona à recente inauguração (cerca de um mês atrás) de um novo poço artesiano de 250 metros de profundidade, responsável por abastecer a região. “A água ainda pode estar suja”, desconfia.

Rosa afirma que toda a vizinhança tem reclamado da sujeira na água e diz que tem driblado a situação buscando água limpa no poço artesiano da família. “Quando acaba, não tem jeito, temos que tomar essa mesmo”, afirma a aposentada

SABESP: ABASTECIMENTO

ESTÁ “NORMALIZADO”

Em nota, a Sabesp informou que “recebeu reclamações pontuais a respeito de turbidez na água distribuída no distrito de Montalvão. Foi feita a limpeza da rede e o abastecimento está normalizado”. A empresa ressalta que caso ainda seja notada alguma alteração - devido, principalmente, ao armazenamento da água nas caixas residenciais - é importante entrar em contato com a empresa por meio do 0800-0550195. “O serviço opera 24 horas por dia e a ligação é gratuita”.

Publicidade

Veja também