"Marabaixo”: tradição e cultura

Dança típica da região Norte remonta a resistência da população negra escravizada; apresentação ocorre na sexta-feira, às 14h30, no Sesc Thermas de Presidente Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/10/2019
Horário 06:10
Divulgação/Matheus José Maria: Desse bailado de louvação à ancestralidade negra “mar a cima” e “mar a baixo” nasce o nome dessa expressão
Divulgação/Matheus José Maria: Desse bailado de louvação à ancestralidade negra “mar a cima” e “mar a baixo” nasce o nome dessa expressão

Para além da prática artística-corporal, as danças são importantes manifestações culturais que revelam traços históricos de determinados povos. Sob esse viés, o Sesc Thermas de Presidente Prudente resgata a cultura popular tradicional com o espetáculo Marabaixo, nesta sexta, às 14h30.

Com a comunidade quilombola de Santa Luzia do Maruanun, de Macapá (AP), o episódio integra o projeto institucional Percursos da Tradição – Encontros, Trocas e Aprendizados com a Cultura Popular Tradicional, que objetiva o reconhecimento e a revitalização das diferentes culturas e suas manifestações.

Expressão sociocultural que remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amapá, o Marabaixo é composto por uma performance dançada, musicada e cantada feita em rodas para lembrar os feitos e acontecimentos, alegres ou tristes, de seus antepassados.

Os corpos dos mortos nos chamados “navios negreiros” eram arremessados na água junto a cantigas de lamento. Desse bailado de louvação à ancestralidade negra “mar a cima” e “mar a baixo” nasce o nome dessa expressão, intimamente relacionada ao catolicismo popular afro-amazônico e também realizada em homenagem à Santíssima Trindade, ao Divino Espírito Santo e inúmeros outros santos padroeiros.

Com tambores confeccionados em madeira e, algumas vezes, em pele de cobra, os participantes dançam ao redor dos tocadores, em roda, com música e canto. “Ele é um dançado que vai de lado, porque tu tá acorrentado, tu não consegue te movimentar, ir para a frente e para trás, girar”, observa a moradora da comunidade e participante do Marabaixo, Josilana da Costa Santos.

Reconhecido, desde 2018, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil, o Marabaixo envolve mulheres, homens e crianças que participam, com o Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia do Maruanum, de eventos culturais, públicos, religiosos e encontro de tambores.

O projeto institucional objetiva o reconhecimento e a revitalização das diferentes culturas e suas manifestações

urante os meses de outubro e novembro deste ano, percorrem unidades Sesc da capital, interior e litoral, levando a tradição dos macapaenses da comunidade ao público. A partir das 14h30 desta sexta, na Área de Convivência, eles marcam presença no Sesc Thermas em apresentação gratuita.

SOBRE O PROJETO

PERCURSOS DA TRADIÇÃO

No Brasil, há diversas manifestações de cultura tradicional, que partem de comunidades em atividade e dialogam com o tempo presente e com todos os desafios da contemporaneidade. É neste cenário, que as tradições da cultura popular ao mesmo tempo em que são ameaçadas, retomam seu sentido.

Pensando nisso, o Sesc São Paulo apresenta o ciclo Percursos da Tradição – Encontros, Trocas e Aprendizados com a Cultura Popular Tradicional, que permite mais aproximação com estas manifestações, bem como a difusão da memória cultural de povos tradicionais que compõem a identidade nacional.

O ciclo, que acontece bimestralmente em diversas unidades do Sesc na capital, interior e litoral de São Paulo, consiste em encontros, apresentações, vivências e bate-papos com diferentes grupos, de várias regiões do país, inseridos em contextos sociais diversos, com intuito de ampliar a circulação e apreciação de outras narrativas, a convivência e o protagonismo das comunidades de cultura popular tradicional.

Serviço

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Percursos da Tradição

Apresentação – Marabaixo

Dia 1, sexta, às 14h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também