"Memórias da Folia" relembra história do carnaval prudentino

Mostra fotográfica e outros itens alusivos à festa popular podem ser vistos no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sábado

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 08/02/2018
Horário 12:06
José Reis, Figurinos, máscaras e instrumentos carnavalescos estão entre as peças expostas no museu prudentino
José Reis, Figurinos, máscaras e instrumentos carnavalescos estão entre as peças expostas no museu prudentino

Em alusão a maior festa popular do país, o carnaval, o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, gerido pelo governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) está com a exposição “Memórias da Folia”, - aberta a visitação desde o dia 2 até o dia 25 deste mês.

Segundo Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do museu, a exposição reúne algumas fantasias, objetos, entre outras peças do acervo local que recorda a história do carnaval prudentino que já foi tão forte em outras épocas, lá no passado.

Valentina destaca que a mostra é interessante para que os visitantes mais velhos, que tiveram todas essas experiências, possam rever de pertinho e apresentar aos mais jovens, elementos que relembram as festas de rua que participavam, as primeiras escolas de samba que surgiram, instrumentos que compõem a bateria, troféus, adereços como máscaras, fantasias, fotografias, como uma do ex-presidente do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Academia do Sereno, Milton Carlos Sebastião, que faleceu no ano passado; outras da Unidos do Jardim Paulista, Independentes da Zona Leste, Unidos de Quem Vier, entre outras boas lembranças.

Segundo ela, as fotos, bem como outros itens, são doações de pessoas que fizeram parte e estiveram envolvidas diretamente com o carnaval de Prudente. “Nossa intenção é fazer um resgate da memória carnavalesca. Temos fotos, por exemplo, de como era a festa de rua na década de 20, do Tênis Clube... os carnavais de salão e de rua, praticamente não existem mais. Hoje em dia, as pessoas entendem como carnaval os trios elétricos na Bahia, descanso em chácaras, temporadas em praias”, menciona Valentina.

A diretora complementa dizendo que além desse objetivo de resgate, é importante expor também as figuras importantes do carnaval prudentino e menciona dentre várias o mestre Sombrinha, um grande mestre-sala fundador de escola, o Silvio Moreira, ainda atuante, Carlos Roberto Siquieri e Roberto Rodrigues.

“Vale a pena relembrar parte da história dessa festa popular que era a alegria de tanta gente. A exposição está colorida, alegre e com detalhes interessantes, como é o carnaval”, convida Valentina.

 

“Vale a pena relembrar parte da história dessa festa popular que era a alegria de tanta gente. A exposição está colorida, alegre e com detalhes interessantes, como é o carnaval”

Valentina Terescova Romeiro Flores,

diretora do museu

 

Serviço

A exposição pode ser vista no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto de segunda-feira a sábado das 8h às 12h das 13h às 17h

Publicidade

Veja também