“Nossa região está esquecida e há muita coisa a ser explorada”, diz Paulo Silvio Sanches

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/07/2019
Horário 05:00
Weverson Nascimento - Paulo Silvio Sanches é interlocutor regional de Turismo da região Turística Rota Sol do Oeste
Weverson Nascimento - Paulo Silvio Sanches é interlocutor regional de Turismo da região Turística Rota Sol do Oeste

O recém anunciado secretário de Turismo da Prefeitura de Presidente Prudente, Paulo Silvio Sanches, 35 anos, foi nomeado também como representante e interlocutor regional de Turismo da região Turística Rota Sol do Oeste. A regional é integrada pelos municípios de Caiabu, Martinópolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia e Santo Expedito. A nomeação ocorreu durante uma reunião realizada no final de junho, em Rancharia, da qual participaram as lideranças do segmento turístico dos municípios que compõem a Região Turística Sol do Oeste. Além da escolha do representante, que já exercia a função, foram discutidos assuntos relacionados ao programa de regionalização do turismo.

O Imparcial: Do que se trata a interlocução regional de Turismo?

Paulo Silvio: Esse programa de regionalização é um sistema do Ministério do Turismo que foi criado em 2008, e de dois em dois anos ele vai ser aperfeiçoando, criando estratégias, atualizando de acordo com as inovações. Aqui, no oeste paulista, temos três regiões turísticas, sendo elas, a “Rota Sol do Oeste” que é a nossa, a qual sou interlocutor; a região turística do Pontal e a Oeste Rios, ou seja, três interlocuções. Da nossa região, eu fui reeleito novamente pelo terceiro ano, então, fizemos uma reunião e criamos algumas ideias ao turismo, inclusive reunir essas três regiões. Já entrei em contato com as outras localidades para nos unirmos e explorarmos o turismo. A nossa região está esquecida, o turismo se fala pouco e temos muita coisa para ser explorada. Em Prudente, o pessoal fala - não tem turismo - mas tem sim! Inclusive em 2016, diante do programa de regionalização, criamos todo o mapeamento turístico da cidade e Prudente foi classificada com a “categoria B”, somando mais outros 155 municípios do Brasil em desenvolvimento turístico. Isso devido à estrutura turística que temos, como atrações turísticas, eventos, turismo de negócios e para recursos financeiros do Ministério do Turismo isso é essencial. Além disso, pretendemos agregar outros munícipios para Região Turística Rota Sol do Oeste.

Que diagnóstico o senhor faz do turismo regional e que iniciativas traça para seu fomento?

Estamos marcando uma reunião com essas três RTs (regional de turismo), para desenvolvermos um trabalho do oeste paulista. Nessa reunião que aconteceu recentemente em Rancharia, pensamos em algumas estratégias, entre elas um site e uma rede social para divulgarmos o que esses municípios realizam. Então, vamos criar uma página na rede social e todos os representantes municipais terão acesso para criarmos eventos e um calendário para fomentar e fortalecer o turismo da nossa região do oeste paulista.

Prudente é a cidade polo, exemplo, quem vai para Epitácio e fica lá dois, três dias e vem para cá porque temos os maiores centros comerciais, temos shopping, vida noturna, então aqui é a cidade que todo mundo vem. E muita gente que vem para Prudente procura também esse turismo da região, então vamos criar um mapa turístico. Além disso, pretendemos fazer um trabalho institucional que servirá também com um banco de imagens e mandar para o Ministério do Turismo e para o Estado de São Paulo. Recentemente foi lançado um vídeo institucional pelo Estado e saíram todas as regiões, menos a nossa. Foi a primeira coisa que eu fiz, entrei em contato e cobrei – poxa nós temos tantas coisas para explorar e não nos divulgaram. Estou até com um e-mail deles solicitando um material da nossa região para fazerem um vídeo institucional focado na nossa região. Nos próximos dias, o pessoal de mídia irá criar uma campanha regional e enviaremos para o Estado e o Estado irá investir nessa campanha nossa.

No campo do turismo, quais os nossos potenciais? Qual o trabalho neste sentido?

Temos em Prudente o turismo de negócios. Então, o turista que vem para cá, está em busca de negócios. Além disso, temos o turismo de lazer em que as pessoas vêm para curtir shows, feiras e festas. Em Epitácio, já é um turismo de pesca, sol e água. Martinópolis conta com uma força grande para pesca, além da represa Laranja Doce e Igreja Santa Bibiana, que também está atraindo turistas. Em Santo Expedito, é um turismo religioso do santo que leva o nome da cidade, inclusive com a criação do santuário. Rancharia tem a força do Balneário. Caiabu conta com um turismo religioso focado no santo padroeiro [Santo Antônio] da cidade. Então, nós temos potenciais em turismo, agora, precisamos explorá-los e, é o que pretendemos fazer a partir de agora. Com essa rede social, vamos mapear os atrativos e criar um material institucional para enviarmos para o Estado, para que possam nos ajudar a promover o turismo da região.

Como será seu trabalho como secretário municipal de Turismo?

Eu estou aqui há sete anos e comecei na secretaria de turismo em 2013. Quando iniciou a pasta, eu fui um dos primeiros. Entrei como coordenador e depois fui assessor de secretaria, e agora nos últimos dois meses eu fiquei como interino e, agora, assumi o cargo de secretário. Eu tenho uma grande história dentro do turismo de Prudente, já vim com uma bagagem de Martinópolis onde comecei bem jovem e com a experiência que tive lá, fui aplicando aqui. Criamos um calendário de eventos, mapeamos o que a cidade tinha de turismo, além de promover novos eventos e ações. Estou dando continuidade e criando novas ações. Recentemente, na Cidade da Criança, nós últimos dois meses, demos uma melhorada na questão estética. Juntamos toda a equipe do parque e fomos ser turistas para vermos o que estava precisando passar por melhoras aqui dentro. Com isso, percebemos que o aviário precisava de pintura, de novas placas de indicação, a placa dos animais. Tinha um quiosque que estava fechado, então criamos um espaço das artes a qual iremos abrir para as associações e entidades que tem artesanato, e que queira comercializar e gerar renda. Estamos criando um calendário mensal a qual todo domingo uma entidade diferente usará. O Senninha, que é um atrativo muito bacana e que há dois anos estava parado, já demos início nas obras de reparo e praticamente teremos que reconstruir por inteiro. Isso atrai pessoas e fomenta o turismo. 

Há investimentos previstos para o turismo em Prudente?

Podemos citar com exemplo o Parque Aquático, ele fecha agora no inverno, que é a baixa temporada e a partir de hoje [ontem] vamos fazer a reforma. Vamos reformar e revitalizar todo o parque em pintura, troca de placas, ou seja, melhorar em vários aspectos para que no verão as pessoas possam vir e utilizar.

Além disso, pretendemos criar um calendário de festividades dentro do parque com atrações musicais da cidade. Pretendemos criar uma campanha publicitária, ou seja, um material para levar nas escolas e universidades, porque tem muita gente que não conhece o que temos aqui. Ademais, temos a questão do asfalto onde fizemos a operação tapa-buraco, porque a gente precisa recapear e já fizemos estudos de valores e agora vamos em busca de recursos para conquistar as melhorias.

Publicidade

Veja também