“Nosso compromisso é dar continuidade aos serviços públicos que são prestados”

Nelson Roberto Bugalho, prefeito de Presidente Prudente

 Isadora Crivelli - Bugalho falou sobre os avanços e dificuldades enfrentadas pelo município durante a atual gestão
Isadora Crivelli - Bugalho falou sobre os avanços e dificuldades enfrentadas pelo município durante a atual gestão

O ano de 2019 chegou ao fim. Na edição de hoje de O Imparcial, a reportagem trouxe uma entrevista com o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), que falou sobre os avanços e dificuldades enfrentadas pelo município durante a atual gestão. Entre os pontos citados pelo chefe do Executivo, está a crise financeira enfrentada nos últimos meses, atrelada às dificuldades para arrecadação municipal que, segundo o Bugalho, é relacionada à falta de contribuição da comunidade com os pagamentos de dívidas com o município.

 

O Imparcial: Gostaríamos que fizesse uma avaliação de alguns avanços feitos durante sua gestão.

Nelson Bugalho: Conseguimos avanços na saúde, como a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Guanabara, assim como a nova Farmácia Central, além de outros como atendimentos nessa área, que chegaram a 2 milhões ao ano. Na educação, equacionamos as vagas em creche para zerar a necessidade de vagas. Outra questão é que conseguimos continuar o programa de recapeamento na cidade e do caminho da roça. Criamos também a fundação Inova Prudente, pois entendemos que o futuro é investir em educação e tecnologia, a indústria da modernidade. Inclusive, outras cidades buscam o nosso modelo implantado.

 

Nos últimos meses temos vivenciado a crise econômica. Como foi esse ano para a gestão?

Vem sendo muito difícil enfrentar a crise, assim como os demais municípios. Muitas pessoas devem para a cidade, infelizmente. Muitos têm condições para pagar e não pagam as dívidas, é uma situação difícil. Mas não podemos abrir mão de receita. Nosso compromisso é de dar continuidade aos serviços públicos que são prestados pelo município e só temos condições de garantir a efetividade dos serviços se houver arrecadação.

 

E qual a tendência para 2020?

As dificuldades foram grandes, mas para 2020 serão piores ainda. Embora a economia esteja dando sinais de recuperação, a melhoria será sentida apenas em meados de 2021. Se a Prefeitura não tivesse tantos precatórios para pagar como está tendo, estaria sobrando dinheiro até para investimentos futuros.

 

O que a Prefeitura tem feito para enfrentar as dificuldades?

Não deixamos de prestar nenhum serviço por conta da crise. Talvez, a gente tivesse que abrir mão de alguns que são onerosos para o município, ou diminuir alguns deles. Mas, por enquanto a gente vem conseguindo manter todos os serviços, apesar das dificuldades financeiras. Exemplo disso foi a renovação da frota de ambulância, todas com recursos próprios. A gente vem mantendo e ampliando serviços.

 

Poderia adiantar alguns projetos para o ano que vem?

Queremos entregar o Atende Prudente (Poupatempo Municipal), porque vai facilitar a vida do cidadão que precisa se deslocar para outros lugares para conseguir o que quer. O novo Polo Digital, que vai estimular a criação e vinda de empresas da área de tecnologia para a cidade. Também quero inaugurar o Almoxarifado Central e, até maio o Bom Prato. Além desses, a reforma do Camelódromo. Estamos também no aguardo de recursos para diversas finalidades, como recapeamento da Rua José Claro, transformá-la em uma avenida, revitalização do quadrilátero central e praças.

 

Como está sendo administrar a crise do Camelódromo? Está preocupado com os rumos que esse imbróglio está tomando?

A Prefeitura está cumprindo a decisão judicial. Sempre alertei os comerciantes de que aquela área não reúne condições de atender com segurança as pessoas que vão pra lá, nem os trabalhadores. Ao longo dos 20 anos foram feitas gambiarras elétricas, com um risco muito grande. Queremos reconstruir aquele local de forma segura. Quanto mais se arrasta isso, pior fica para todo mundo. Se a empresa desistir do contrato, a Prefeitura não consegue fazer a reforma. Temos nos desdobrado para encontrar um lugar para atender provisoriamente essas pessoas.

 

Outro assunto debatido nesse ano foi o transporte público. Não estamos caminhando para ter um transporte menos acessível ao trabalhador, sobretudo em tempos de carona por aplicativo?

Todo transporte coletivo de Prudente é regulamentado por uma lei de 2015. A licitação e contrato feitos na minha gestão tinham que obedecer a legislação. O contrato precisa ser cumprido e diz que todo mês de dezembro precisa ser feito o possível reajuste com equilíbrio econômico financeiro de tudo isso aí. Talvez seja porque as pessoas estejam usando outros meios de transporte por aplicativo que a empresa esteja operando com dificuldades. A empresa pediu aumento para R$ 4,70 e conseguimos reduzir para R$ 4,25. O consumidor quem vai optar por um meio de transporte ou outro.

 

Qual a mensagem que deixa para os prudentinos?

Eu amo a minha cidade, é um amor de verdade. E a grande maioria dos prudentinos também ama essa cidade. A gente só consegue fazer uma coisa verdadeiramente útil a Prudente se a gente demonstrar e revelar o amor que nós temos por ela, considerada umas das melhores cidades do país pelo índice de desenvolvimento humano e a 17ª para se investir. Meu recado para o prudentino é: vamos amar de verdade a nossa Prudente, porque vamos deixá-la cada vez melhor. 2020 será difícil para todos nós, mas vamos conseguir se revelar amor pela cidade.

 

Nome: Nelson Roberto Bugalho

Filhos: 3 filhos

Onde nasceu: Presidente Prudente

Idade: 56 anos

Formação: Mestre em Direito

Atividade profissional: Promotor de Justiça do Ministério Público

Publicidade

Veja também