“O melhor projeto não está na cabeça do vereador, mas sim da comunidade”

Demerson Dias, presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/09/2019
Horário 10:10
José Reis: Demerson Dias afirma que diálogo entre os três poderes é harmônico
José Reis: Demerson Dias afirma que diálogo entre os três poderes é harmônico

“Transparência à Serviço da População”. Este é o lema da Câmara Municipal de Presidente Prudente e, também, do presidente da mesa diretora da casa de leis, Demerson Dias (PSB). À frente da gestão do segundo biênio, o vereador foi entrevistado pela reportagem de O Imparcial na semana do aniversário da cidade, quando comentou sobre a relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de expor quais são as metas, conquistas, desafios e pretensões da Câmara já conhecida, conforme ele lembrou, por ser a mais econômica do Estado de São Paulo. “Costumo dizer que o melhor projeto não está na cabeça do vereador, mas sim da comunidade, pois quando você apresenta uma ideia aqui, é porque você foi procurado anteriormente”. Em nível de informação, a Câmara somente neste ano, até o dia 11 de setembro, já prestou 14.479 atendimentos à população.

Qual a importância de estabelecer uma Câmara que defende os interesses do povo?

O poder Legislativo em si é o elo da população com o Executivo e até mesmo com o Judiciário. A gente sempre fala que somos o para-choque dos problemas da população, que procura muito os vereadores e os nossos serviços. Os números não nos deixam mentir. Por isso, o elo da população em si com os poderes é realizado por nós e esse trabalho tem grande importância.

Como avalia o serviço executado pela Câmara atualmente?

Hoje somos em 13 vereadores e moramos nos bairros distribuídos pela cidade. Muitas vezes nós somos procurados até mesmo nos portões das nossas casas, por estarmos tão próximos da população. Esse contato é fundamental, pois muitos munícipes, algumas vezes, não sabem diferenciar o Executivo do Legislativo e que muitas leis não podem ser apresentadas por nós, e é preciso deixar isso claro.

Qual a proposta de trabalho traçada pela atual mesa diretora?

A prioridade é a continuidade da mesa diretora. Dentro do foco está manter a economia da casa, e vale lembrar que estamos falando da Câmara de Presidente Prudente, a mais econômica do Estado e a terceira do país. Nosso trabalho é o de manter uma economia contínua e a fiscalização de pastas e do Executivo, porque esse é o papel é a nossa obrigação.

Quais medidas têm sido adotadas para poupar cada vez mais recursos?

Podemos pontuar algumas situações como as placas solares instaladas. Vai chegar um período em que a Câmara não vai mais pagar sua energia elétrica, justamente por causa da captação solar. Até mesmo nas garrafas de água que comprávamos antes nós fizemos uma economia muito grande, pois colocamos dois bebedouros para os funcionários e a sociedade. Outros exemplos que posso citar são os corredores, pois quando passamos, eles acendem a luz e quando saímos, elas se apagam. Em breve colocaremos em prática um projeto também de que a partir de determinado período o ar condicionado será desligado sozinho e tudo isso, no fim das contas, ajuda para a economia.

Quis análises faz da relação entre o Legislativo e o Executivo hoje?

Primeiro de tudo menciono os poderes independentes e harmônicos. Conversamos muito com o próprio prefeito, Nelson Bugalho (PTB), com os secretários, mas cada um em suas funções. A Câmara, na minha visão, vem fazendo seu papel respondendo aquilo que é de fiscalização, cobrança, fazer leis para a transparência. A maioria das leis de transparência do trabalho do Executivo, por exemplo, facilita não apenas para o olhar dos vereadores, mas como dos moradores também.

Quais os principais desafios enfrentados pelos vereadores hoje?

Na verdade, na minha visão, cada dia há uma surpresa. Não consigo pontuar um desafio, pois nós representamos e temos obrigação de fiscalizar, então cada momento existe um fato novo, uma atenção especial, e a cada momento um grupo da sociedade procura um vereador. O que a gente percebe e fica natural é que quando há um desafio, a Câmara sempre se une para o bem comum de ajudar a população.

Quais foram as maiores conquistas da Câmara recentemente?

O fato de poder discutir toda segunda-feira tantos projetos importantes e que mexem com a vida da população já é uma conquista. São projetos vindos dos próprios vereadores, que conhecem as necessidades, ou projetos do Executivo, que muitas vezes discutimos e melhoramos. Por isso, toda segunda-feira é uma vitória para nós. Costumo dizer que o melhor projeto não está na cabeça do vereador, mas sim da comunidade, pois quando você apresenta uma ideia aqui, é porque você foi procurado anteriormente.

Algo que ainda falta alcançar?

O foco será dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Queremos ser sempre transparentes, pois não fazemos nada às escondidas.

Por fim, gostaria de acrescentar alguma informação e que seja interessante levar ao conhecimento público?

Acho interessante lembrar que essa mesa diretora abriu espaço para os conselhos, como o de saúde, educação, cultura, pois aqui é a casa do povo e os conselhos representam a população e nada mais justo do que fazer as reuniões desses conselhos dentro desse espaço. Além disso, um dos projetos que mais ganharam destaque foram as emendas impositivas, pois agora os vereadores podem entrar no orçamento do município, quando vão destinar 50% à saúde e os demais para as outras áreas. Essas emendas no orçamento são importantes, pois é uma forma a mais de ajudar, quando o prefeito passa ter a obrigação de cumprir para aquilo que o Legislativo destinou para o atendimento da população. É algo recente e muito importante.

 

 

Publicidade

Veja também