“O movimento escoteiro visa formar um cidadão atuante"

Erenita dos Santos Lima - COMISSÁRIA DO 30º DISTRITO ESCOTEIRO PRESIDENTE PRUDENTE

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/12/2019
Horário 09:16
José Reis - Erenita: “O objetivo do Grupo Guayporé é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento”
José Reis - Erenita: “O objetivo do Grupo Guayporé é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento”

Erenita, religiosa, esposa, mãe de dois homens e duas mulheres, uma do coração, funcionária pública aposentada, avó de um rapazinho e escoteira. Com 69 anos, dedicou boa parte de sua vida ao escotismo, sendo, inclusive, uma das fundadoras do Grupo Escoteiro Guayporé, o mais antigo de Presidente Prudente, sediado na Casa do Escoteiro na Cidade da Criança. Ela e seu esposo são os únicos fundadores que permanecem vinculados ao grupo.

O Imparcial: Como se deu a formação do Grupo Escoteiro Guayporé?

Erenita: Em 1986, meu marido Valdomiro Ferreira Lima trabalhava no 18º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Prudente e foi consultado pelo coronel Edson Gonçalves, então comandante do 18º BPMI, que tinha o objetivo de formar um grupo escoteiro no batalhão, com o intuito de colaborar na formação de jovens cidadãos motivados, comprometidos e úteis em suas comunidades. Em 16 de agosto de 1986 deram-se as primeiras promessas dos jovens, data essa considerada como a fundação do Grupo Escoteiro Guayporé.

Qual era o objetivo do grupo? 

O objetivo do Grupo Escoteiro Guayporé, até hoje, é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais como cidadãos responsáveis e participantes em nossa comunidade, de acordo com o Programa Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.

Como se deu a evolução deste grupo escoteiro com o passar dos anos?

Iniciamos o grupo com uma alcateia de 12 lobinhos para depois formarmos a Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro. Ao longo desses anos, muitos jovens passaram pelo grupo escoteiro, alguns entraram como lobinhos aos 7 anos e permaneceram até o Ramo Pioneiro e depois Chefes Escoteiros. Nosso grupo conta hoje com duas alcateias de lobinhos, duas Tropas Escoteiras, uma Tropa Sênior, um Clã Pioneiro, Chefes Escoteiros e Dirigentes do Grupo, num total de 218 jovens e adultos.

Atualmente, em relação ao escotismo, quais atividades você desempenha?

Atualmente, sou nomeada pelo presidente da Região Escoteira de São Paulo, comissária distrital do 30º Distrito Escoteiro Presidente Prudente, que é composto por 10 unidades escoteiras locais em Primavera, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Álvares Machado, Presidente Prudente, Adamantina, Bastos e Candido Mota. Aqui em Presidente Prudente, temos três grupos escoteiros, o Guayporé, o Monte Carmelo e o Nelson Mandela.

Qual a importância de fomentar o movimento escoteiro?

O movimento escoteiro visa formar um cidadão atuante, comprometido com os seus pais, com amor a sua terra natal, íntegro e criativo, que seja capaz de optar por uma escala de valores que dê sustentação a sua vida. Como um movimento educacional, ensinamos o respeito à vida afetiva e o amor a Deus. Também orientamos o jovem ao respeito à natureza e o compromisso com o meio ambiente. É importante que o jovem tenha uma atitude solidária de realizar ações concretas de serviço na comunidade.

Quantas crianças e jovens são alcançados todos os anos pelo movimento?

O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens, por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil. No ano de 2018 somamos 107.040 escoteiros/as, reunidos em 1.533 unidades escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional. Atendemos 79.979 crianças, adolescentes e jovens, entre 6 e 21 anos, no ano de 2018. Foram 27.061 voluntários adultos que desenvolveram 7.793.568 horas de trabalho voluntário no ano. Por mais de 100 anos temos aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possamos nos manter como o maior movimento de jovens do mundo.

PERFIL

Nome: Erenita dos Santos Ferreira Lima

Onde nasceu: Piquerobi

Idade: 69 anos

Esposo: Valdomiro Ferreira Lima

Filhos: Renato Ferreira Lima, Jackeline Ferreira Lima, Eduardo Ferreira Lima, Gislene Balisardo Lima e Rosimeiri Leôncio

Formação: Formada em Pedagogia, diretora administrativa, chefe de seção do Ramo Lobinho e da Tropa Escoteira e já integrou a Comissão de Ética e Disciplina, todas as funções desenvolvidas no Grupo Escoteiro Guayporé de Presidente Prudente

Atividade profissional: Funcionária pública aposentada da Secretaria Estadual da Saúde

Contato: erenitaflima@gmail.com

Publicidade

Veja também