PP recebe Seminário Internacional de Caratê

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/06/2019
Horário 07:40

Hoje, diretamente do Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, Presidente Prudente recebe, pela primeira vez, o Seminário Internacional de Caratê. Enfatizado no estilo shito ryu, que é caracterizado pela suavidade e versatilidade das técnicas de combate, o evento contará com a participação da atleta do Japão, Emi Shoguchi, que é bicampeã mundial, e ensinará a técnica necessária para ganhar um combate. Ao todo, são esperados 100 participantes.

À frente da organização do Seminário, o carateca Adilson Issami Nishimora, que já representou a cidade e o país em diversos campeonatos dentro e fora do Brasil, conta que, na verdade, o evento servirá como um “treinamento”, por isso, é indicado a quem já possui um contato com o esporte. “Ele é mais enfatizado no caratê de contato, que é o estilo shito ryu. “A Emi reproduzirá técnicas de combate mesmo”, completa.

Na ocasião, além da bicampeã mundial japonesa, ele afirma que haverá a participação de “vários” competidores, representando academias não só de Prudente, mas da região e de outros Estados. “Já temos a presença confirmada de Marília e Birigui, dentro de São Paulo, por exemplo, e Dourados [MS] e Campo Grande [MS], de fora. É a chance de trocar experiências, reviver lutas e fazer amigos também, quem sabe”, argumenta.

E, como é destinado aos atletas, o evento não possui inscrição aberta, pois a participação já foi acertada anteriormente com as academias, conforme o organizador. Mas, isso não impede que quem aprecia as artes marciais faça parte da cerimônia, uma vez que o seminário é aberto ao público. “É a primeira vez que Prudente recebe uma evento desse porte, com esse tamanho, então é legal que quem goste da modalidade ou de esporte em geral venha prestigiar”, convida Adilson.

E a escolha da cidade para sediar o evento veio pela força que a região tem no caratê, segundo Adilson, que já foi consolidada há anos. “Mesmo eu ausente nas competições, sempre consigo ver o esporte crescendo nas cidades do entorno. Além disso, trazer um grande nome internacional é uma forma de mostrar essa força”, frisa. De acordo com o carateca, é válido destacar a escolha por Prudente, “mesmo a localidade não sendo de fácil acesso a todos”.

O evento, que é uma sequência de outro seminário realizado na capital paulista - no último final de semana-, tem o apoio da Semepp, que é a Secretaria Municipal de Esporte, e da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) de Prudente. Para a realização, como dito por Adilson, foram investidos cerca de R$ 20 mil.

Serviço

O Seminário será amanhã, às 19h, no Ginásio de Esportes “Watal Ishibashi”, localizado na Rua Prudente de Moraes, nº 590, Jardim Aviação. O evento é aberto ao público e gratuito.

 

 

Publicidade

Veja também