Órgãos de segurança pública reforçam fiscalização

Segundo a SSP, haverá policiamento em zonas e unidades eleitorais, com o objetivo de controlar possíveis ações de boca de urna

Eleições - SANDRA PRATA

Data 06/10/2018
Horário 09:29

Neste domingo, os eleitores vão às urnas escolher o futuro do Brasil. Para manter a ordem e organização, os órgãos de segurança pública dos municípios desenvolvem esquema especial de controle. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), em Presidente Prudente, tanto a Polícia Civil quanto a Militar terão atendimento ativo no perímetro urbano no dia das eleições. A primeira irá auxiliar os trabalhos da Justiça Eleitoral, e a segunda no patrulhamento ostensivo na região de votação durante o período de votação.

Segundo a SSP, no caso da Polícia Civil, o delegado representante poderá agir dentro das seções ou zonas eleitorais em busca de garantir ordem e mediar a condução de possíveis crimes eleitorais, como a boca de urna. O crime diz respeito a propagandas eleitorais que envolvam alto-falantes e amplificadores de som nos locais de voto. Porém, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não qualifica como crime a manifestação silenciosa por meio de bandeiras, broches, camisetas e adesivos.

Já nas ruas, a Polícia Militar, por meio do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) realizará guarda e escolta das urnas na chegada e saída das unidades eleitorais e cuidará da segurança dos equipamentos e eleitores nas zonas eleitorais e pontos de justificativa de voto. “Também será feita escolta de juízes eleitorais e de chefes de cartórios e o atendimento de todas as ocorrências de crimes eleitorais”, informa a SSP.

24 horas

Ainda conforme o órgão, o plantão policial 24 horas permanece no dia das eleições. Além disso, foram nomeados dois delegados de cada uma das zonas eleitorais a fim de fazer esse controle.  Fora isso, estarão acionadas todas as unidades policiais do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo), que irão funcionar das 8h às 18h deste domingo.

Publicidade

Veja também