“Som na Linha” comemora 1 ano com edição especial

Atrações musicais que já passaram pela locomotiva da música autoral retornam para a festa, que contará ainda com oficinas culturais para as crianças do Residencial João Domingos Netto

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 29/06/2019
Horário 07:40
Jhey Rodrigues: Violonista Anderson Chizzolini apresentou seu show Mar Menino na 5ª edição do SNL
Jhey Rodrigues: Violonista Anderson Chizzolini apresentou seu show Mar Menino na 5ª edição do SNL

Em um ano, a locomotiva sonora do “Som Na Linha” promoveu 14 shows-espetáculos totalmente autorais de artistas independentes do oeste paulista e arredores, com livre acesso para a população prudentina, desde que assumiu formato itinerante, percorrendo diversos cantos da cidade. Agora, para comemorar o primeiro ano do projeto, conduzido de forma totalmente independente e não-monetizada, o trem parte rumo ao Residencial João Domingos Netto, neste sábado, para uma grande festa de aniversário, a qual retornam vários grupos, artistas e bandas que passaram pelo projeto. O evento será realizado na Praça do Wi-Fi do bairro, a partir das 16h. Na programação, oficinas culturais de lutearia experimental (construção de instrumentos musicais com materiais não convencionais) e skateboard; além de atrações musicais para todos os gostos.

Por esse vagão, passaram os mais diversos estilos e gêneros musicais, desde moda de viola, hardcore, rap, música eletroacústica, metal, rock progressivo, concerto de violão e até birutice sonora. De acordo com o arte educador e membro do coletivo Som na Linha, Rafael Batalini Costa, 31 anos, o acesso a arte cultural é uma das coisas mais fundamentais nos dias atuais.

“O coletivo acredita na disseminação do acesso à arte, que resulta em transformação. Nós lutamos para ocupar espaços públicos e devolver em cultura e lazer para as pessoas de uma maneira democrática. Acreditamos que através disso, nós fomentamos que mais pessoas façam arte e consumam a experiência”, frisa.

Democratização da arte

Nesse período, conduzindo o trem da música autoral pelos trilhos do interior, o coletivo que luta pela democratização do acesso à arte e cultura deixou os trilhos da estrada de ferro sorocabana e passou a ir de lá pra cá, percorrendo a cidade, pois é preciso que a arte alcance todos os cantos. Assim, esteve pelo Centro, Parque do Povo, fez algumas paradas na popularmente chamada Praça do Vale e realizou sua primeira edição com oficinas culturais para as crianças e jovens do Jardim Humberto Salvador. Recebeu artistas de Prudente e região e até de outros estados, revelou e incentivou talentos e provou que o faroeste paulista é sim rico em música autoral de qualidade.

Diante de uma extensão de projeto e arte, nesta edição, também será oferecida uma programação cultural com oficinas, entre elas a de Lutearia experimental para construção de instrumentos musicais com materiais não-convencionais. “Vamos trabalhar a percepção musical, conceitos de música (som e ruído) e a confecção de instrumentos musicais que possibilitam o contato com temas relacionados aos parâmetros físicos do som (duração, intensidade, altura e timbre). Envolve também o fazer musical, através de jogos, brincadeiras e práticas musicais”, diz o arte educador Rafael Costa, oficineiro responsável.

A segunda proposta será a Oficina Cena Skateboard - Skate Livre, que utiliza o objeto esportivo como uma ferramenta de ensino e transformação. A atividade será ministrada pelo skatista, arte-educador e produtor cultural Murilo Souza, e volta o olhar para o skate de forma a valorizar a cooperação, coordenação motora e aprendizado, em vez da competição e da monetização do esporte, através de jogos, brincadeiras e formas livres.

 

Serviço

O evento será realizado na Praça do Wi-Fi no Residencial João Domingos Netto, a partir das 16h. Na programação, a oficina cultural de lutearia experimental (construção de instrumentos musicais com materiais não convencionais) acontecerá às 16h e skateboard às 17h – as inscrições serão feitas no local. O evento é totalmente gratuito e visa difundir a produção de artistas locais. 

Programação Musical

- Anderson Chizzolini e o show Mar Menino

- André Luiz Gonçalves De Oliveira - Música eletroacústica e escuta de espaços imaginários

- Bruno Sanches - Do Barroco às Barrancas do Rio

- Doce Fel

- Filhos da Ciça

- Kinoglass

- Mocambo Groove

- Projeto a Vila

- Sun Strike Hc

 

Programação Cultural - Oficinas

- Oficina de Lutearia experimental |- Construção de instrumentos musicais com materiais não-convencionais às 16h.

- Oficina Cena Skateboard - Skate Livre, às 17H.


 

 

Publicidade

Veja também