2 mil jovens podem promover alistamento online

Serviço ainda pode ser feito presencialmente, na Junta Militar; período de cadastramento é de 2 de janeiro a 30 de junho

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 09/01/2018
Horário 12:27

Aproximadamente 2 mil jovens podem realizar o alistamento online, em Presidente Prudente. Pelo menos é essa quantidade prevista de garotos que completam 18 anos em 2018 e devem passar pelo procedimento. A nova modalidade foi implantada esse ano pelo Ministério da Defesa, no entanto, o cadastro ainda pode ser efetuado pessoalmente, na JSM (Junta de Serviço Militar).

O período de alistamento, seja online ou presencial, foi iniciado no dia 2 de janeiro e pode ser feito até 30 de junho. Se o jovem optar pela realização na JSM, ele deve estar munido de certidão, seja de casamento ou nascimento, original; RG, ou certificado de naturalização, ou certificado de assinatura do termo de opção (documento de identidade com foto); CPF; e comprovante de endereço. Caso contrário, ele precisa acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e seguir o passo a passo.

O 1º tenente Lacir Ferreira, responsável pela Junta de Serviço Militar de Prudente, explica que, como é de conhecimento geral, o procedimento é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos de idade, mesmo que estejam residindo no exterior. “O ano em que o cidadão nasceu é identificado como sua classe. Ou seja, em 2018, vão se alistar o que nasceram no ano 2000”, completa.

Além disso, dentro do período estipulado, os jovens que não realizaram o alistamento nas classes anteriores, no período correto, também podem efetuar, contudo, pagarão multa ao realizar o serviço, por estarem fora do prazo.

 

Adiamento

O alistamento militar é obrigatório e deve ser feito. Entretanto, durante os seis meses em que a primeira etapa ocorre, o jovem pode solicitar o adiamento de incorporação. Trata-se do ato de pedir transferência de um brasileiro alistado para prestar o serviço com uma turma posterior à sua. Mas para isso ser feito, algumas condições são estabelecidas mediante à Lei do Serviço Militar.

 

Serviço

Em Presidente Prudente, a Junta de Serviço Militar está localizada na Avenida Brasil, s/nº, na Praça da Bandeira, área central, onde funciona o camelódromo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-5588.

Publicidade

Veja também