20% dos pacientes faltam às consultas agendadas

O não comparecimento gera tumulto porque a expectativa é aliviar filas e com a ausência do paciente por vezes não é suprida, explica o diretor administrativo do HR/AME

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 10/05/2019
Horário 07:00
Weverson Nascimento - Objetivo é diminuir filas especificamente dos exames de ultrassonografia e endoscopia
Weverson Nascimento - Objetivo é diminuir filas especificamente dos exames de ultrassonografia e endoscopia

No dia 15 de abril passou a funcionar na região de Presidente Prudente o Corujão da Saúde, medida viabilizada pelo governo do Estado com o objetivo de diminuir as filas especificamente dos exames de ultrassonografia, mamografia e endoscopia. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até julho, serão ofertados 48.309 exames aos 45 municípios que contemplam a macrorregião de Prudente, porém, nas duas primeiras semanas de atendimentos os números de pacientes agendados que não compareceram nas unidades regionais chegaram a 20% de absenteísmo.  

No AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Prudente e no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, o Corujão visa diminuir as filas dos exames de ultrassonografia e endoscopia, a qual ofertam 600 exames. Segundo o diretor administrativo do AME e do HR, frei Tarciso Marchini, 49 anos, o absenteísmo na primeira semana é consideradamente alto. “Isso causa tumulto porque a expectativa da população é aliviar essas filas e, quando acontece ausência do paciente agendado, essa fila não é suprida.”

De acordo com o frei, quando as unidades não têm a comunicação antecipada dos pacientes que não irão comparecer, elas estarão organizadas para recebê-los e com a ausência não conseguem suprir as demandas ou mesmo colocar outras pessoas no lugar. Outro fator prejudicial é que o profissional responsável pelos exames, muitas vezes, é contratado por hora, o que causa ociosidade e custo.

Demanda de atendimento

No total, até julho, está prevista em Presidente Prudente a oferta de 400 ultrassonografias e 100 endoscopias no AME, além de outras 100 endoscopias no Hospital Regional. Os exames serão realizados juntamente com as ofertas gerais das unidades.

O frei explica que, no caso do HR, além dos exames externos, existe também a contemplação para aqueles que estão em tratamento interno. Desta forma, estes pacientes também estão dentro do fluxo de atendimento e horário do profissional. “O hospital já funciona 24 horas por dia e o número de internos é grande devido ser um hospital de alta complexidade, o que exige também muitos exames internos.” Já no caso do AME, quando necessário, estendem os horários. “Como não funciona 24 horas/dia, temos uma flexibilidade maior de organização”, explica o frei.

O recomendado

Os agendamentos para exames no Corujão da Saúde são feitos pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e, quando agendado, os pacientes recebem uma “filipeta” com todas as informações para execução. Desta forma, ele é informado sobre o horário de chegada e a antecedência de até 30 minutos, porém, com a ausência, não saem do fluxo de atendimentos.

O frei explica que é importante àqueles que receberem o comunicado e não puderem comparecer, por motivos pessoais, que realizem o comunicado com antecedência de até 48 horas.

Serviço

Para cancelamento de exame dentro do prazo estabelecido na unidade do AME Presidente Prudente e do HR, o paciente poderá entrar em contato pelo telefone 3918-9850, central das duas unidades.


 

 

Publicidade

Veja também