250 pessoas integram ações do Dia V no Morada do Sol

Evento faz parte do projeto Castração é a Solução, desenvolvido há dois anos no bairro; estudantes de 8 cursos da Unoeste participaram do encontro, durante toda a manhã de ontem

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 23/09/2018
Horário 05:48
José Reis - Acadêmicos prestaram informações sobre a saúde animal
José Reis - Acadêmicos prestaram informações sobre a saúde animal

Moradores do Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, começaram a manhã de ontem de uma maneira diferente. No campo de futebol do bairro, alunos de oito cursos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) estiveram envolvidos no Dia V, idealizado por alunos de Medicina Veterinária. O evento é parte do projeto Castração é a Solução, que visa o controle da população de cães e gatos soltos nas ruas do bairro. Ontem, aproximadamente 250 moradores, entre adultos e crianças, participaram de atividades lúdicas, bem como orientações sobre plantio, saúde animal, elaboração de currículo e redação.

Alaine Baccarin é a idealizadora da ação social e uma das organizadoras, e não esconde a alegria em ver o projeto dando certo. “Sempre desenvolvemos atividades sobre educação ambiental, bem-estar animal para os responsáveis e crianças. Desta vez, o Dia V foi pensado em envolver toda a comunidade, trazer adultos e crianças para compreender nosso trabalho” expõe Alaine. Desta forma, pretende aproximar a universidade da comunidade, para que estes enxerguem “que o ensino superior é acessível a todos”.

De acordo com Gláucia Prado Kanashiro, diretora do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, o encontro consolida o trabalho desenvolvido pelo projeto Castração é a Solução, que já castrou em torno de 200 animais do bairro, e dá aos alunos participantes a oportunidade da troca de informações com os moradores. “Nossos graduandos estão orientando sobre a saúde animal, vacinação, vermifugação, higiene e informações sobre doenças como leishmaniose e raiva”, afirma a diretora.

Animais empalhados

Dentre os estandes espalhados pelo campo, o do curso de Ciências Biológicas chamou a atenção das crianças. Com animais exóticos empalhados, todo o cuidado era importante para evitar o toque em peças que pertencem ao acervo de ciências naturais da Unoeste. De acordo com o coordenador do curso, Rondinelle Artur Salomão, “é importante mostrar a conservação do patrimônio cultural, científico e histórico da região, sendo que as crianças possam ter oportunidade de ver animais que não têm contato”.

O jardineiro Paulo César Ramos, 42 anos, é morador do bairro e diz que sempre participa de ações sociais desenvolvidas aos moradores. “Pelo fato de estarmos distantes do centro da cidade, é difícil sairmos para curtir atividades diferentes. Apesar da quadra e parquinho que temos no bairro, é importante que as crianças tenham uma diversão diferente, então, trouxe meus filhos que estão aprendendo a plantar alface, o que já foge da rotina”, relata o jardineiro.

Para a vendedora Gláucia Rabelo, 33 anos, “é muito lindo observar os pequeninos conhecendo novas atividades”, e garante que o “bom atendimento” por parte dos colaboradores permite que todos participem dos estandes.

SAIBA MAIS

Na ação social, que teve encerramento às 13h de ontem, participaram alunos e representantes dos cursos de Gastronomia, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Música, Pedagogia, Tecnologia da Informação e Zootecnia.

 

 

Publicidade

Veja também