3 mil alunos fazem o Enade em Prudente

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 23/11/2019
Horário 09:54
Reprodução/Governo Federal - Exame avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso
Reprodução/Governo Federal - Exame avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso

Neste domingo, pelo menos 3.082 alunos das instituições de ensino superior de Presidente Prudente devem entrar em sala de aula para a realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2019, que, segundo o governo federal, avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. “Com base nas notas dos alunos é calculado o chamado Conceito Enade, que classifica os cursos em uma escala de 1 a 5, sendo cinco a nota máxima”.

Ainda conforme o governo federal, a inscrição é obrigatória aos estudantes ingressantes e concluintes, mas apenas os que finalizaram o curso precisam fazer o exame para colar grau e receberem o diploma. Não existe, no entanto, a obrigação de uma nota mínima para que ele seja aprovado e vale destacar que a situação de regularidade do estudante em relação ao Enade é registrada no histórico escolar.

A reportagem entrou em contato com as instituições e constatou que na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente serão 62 alunos do curso de Tecnologia em Agronegócio, sendo que, conforme o coordenador do Enade na unidade, Moisés Martins, foram feitas “aulas de motivação” para que todos entendessem a capacidade que possuem de enfrentar uma prova como a de domingo.

Já na Toledo Prudente Centro Universitário serão aproximadamente 100 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção que farão as provas. A unidade de ensino informa que o desempenho obtido será resultado do trabalho realizado ao longo do curso. “Apesar de não ser o único parâmetro para aferição da qualidade do curso, o Enade é um importante direcionador para o aprimoramento do projeto pedagógico do curso”.

Já na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), 232 estudantes devem entrar em sala de aula pelos cursos: Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia e Educação Física. “A Pró-Reitoria de Graduação desenvolve uma campanha de participação responsável dos alunos da Unesp no Enade. Além disso, foram elaborados, em parceria com a TV Unesp, materiais explicativos voltados para os alunos para serem divulgados nas mídias sociais”.

Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por fim, estão inscritos 2.688 estudantes dos campi de Presidente Prudente em 20 cursos, como Agronegócio, Agronomia, Fonoaudiologia e Medicina. “A Unoeste procura desenvolver em seus alunos habilidades que, aliadas ao conhecimento técnico, proporcionam a esses futuros profissionais alcançarem bons resultados no mercado de trabalho, em concursos públicos e também no Enade”, diz o pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste.

A reportagem procurou a Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente) para repercutir sobre a realização do Enade na instituição, mas não recebeu um retorno até o fechamento desta matéria.

SAIBA MAIS

Conforme o governo federal, a cada ano um grupo diferente de cursos é avaliado. Em 2019, as provas serão aplicadas aos estudantes das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo. Os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança também farão parte do Enade 2019.

Publicidade

Veja também