31ª no consumo de artigos de lar

Presidente Prudente se destaca no varejo para produtos de casa e decoração e subiu sete posições no ranking nacional, o que a coloca entre as 105 maiores cidades consumidoras do Brasil

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 24/11/2019
Horário 05:05
Paulo Miguel: Célia Regina Félix enfatiza que é perceptível a ascensão do setor
Paulo Miguel: Célia Regina Félix enfatiza que é perceptível a ascensão do setor

Presidente Prudente é a 31ª maior cidade no Estado de São Paulo a se destacar no varejo de artigos para casa e decoração e, além disso, subiu sete posições no ranking em nível nacional e está entre as 105 maiores cidades do Brasil que mais consomem esse tipo de produto, ocupando a 103ª colocação em 2018. Os dados são da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o Instituto IEMI Inteligência de Mercado, e apresentam um panorama do setor. Em 2017, a cidade ocupava a 110ª colocação no país.

Conforme o levantamento, a contribuição de Presidente Prudente no mapa geral de consumo foi de 0,14%, contra 0,13% em 2017. “Entre as classes sociais, se destacam B1 e B2, com 0,18% e 0,16%, respectivamente”. O levantamento expõe ainda que, em nível nacional, em 2018, as vendas do varejo tiveram um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior, sendo que o setor movimentou R$ 62,9 bilhões, contra R$ 54 bilhões em 2017. O estudo aponta que o bom desempenho pode ter sido afetado seja pela adoção de melhorias no processo produtivo, novas tecnologias e até mesmo um aumento no valor agregado dos produtos relacionados à casa e decoração.

SETOR SE DESTACA PELO CRESCIMENTO

A arquiteta e proprietária da Favorita Móveis, Marcela Manica, comenta que o setor é consolidado no município, e ressalta que está em constante crescimento, sendo que os novos empreendimentos que chegaram à cidade, como condomínios residenciais, foram grandes responsáveis pela alta demanda. “Nossa loja sempre inova e, inclusive, recentemente fizemos a troca do show room”. Isso porque, ela afirma, que as novidades não param de chegar e é preciso acompanhá-las. Por serem investimentos para a vida toda, ela comenta que muito se investe em conforto para casas e apartamentos, já que são nos momentos de descanso em seus lares é que as pessoas aproveitam suas escolhas de artigos de decoração. “Para 2020 tem uma cor que é a aposta do mercado: neo mint, e tem tudo para dar certo”.

Já na Portobello Shop, conforme a designer de interiores, Célia Regina Félix, o que tem ganhado cada vez mais espaço são as pedras, principalmente por questões de sustentabilidade e facilidade nas suas instalações. “No revestimento, os grandes formatos são os queridinhos do momento, pois além de valorizarem os ambientes, os deixam mais nobres, como salas e dormitórios”. Ela destaca também a perceptível ascensão do setor, e ressalta que as novidades partem de feiras que ocorrem na Itália. “Lá se buscam os formatos e texturas, por exemplo. Como é uma área em constante mudança e atualização, precisamos estar atentos às novidades”. No estabelecimento, os lançamentos ocorrem de forma bimestral.

SAIBA MAIS

Conforma a ABCasa, no geral, a mão de obra empregada no varejo manteve-se no patamar dos 2,2 milhões de funcionários em todo o país. O varejo não especializado teve um acréscimo de 100 mil postos de trabalho, apresentando um crescimento de 6,7% entre 2017 e 2018. “Em relação ao comércio exterior, o setor teve um crescimento de 20% das importações, passando de US$ 1 bilhão em 2017 para US$ 1,2 bilhão em 2018. Em relação às exportações, também apresentaram crescimento de 8,1%, passando de US$ 872 milhões para US$ 943 milhões”. Com a entrada do setor de casa, mesa e banho, houve um acréscimo de US$ 200 milhões em importações e US$ 47,1 milhões em exportações.


 

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