350 atletas disputam Handebol

COMPETIÇÃO Castilho Cabral se destaca com vitória dos times masculinos das categorias A e B

Esportes - ANNE ABE

Data 19/11/2017
Horário 10:12

Após quase dois meses de competição, a final do 3º Festival de Handebol do Cidadescola aconteceu na manhã de ontem, na quadra do PUM (Parque de Uso Múltiplo). No total, 350 atletas participaram da modalidade, das quais as equipes das escolas de ensino municipais Ivo Garrido (feminino) e Castilho Cabral (masculino) saíram vencedoras na categoria A. Na categoria B, o resultado do jogo masculino se repetiu e o a escola Góes Brandão levou a melhor no feminino. Em paralelo, houve também mais uma etapa do 17º Festival Interpolos “Helena Suguitani Cintra” de Basquete.

Para o professor que administra as aulas de handebol, Péricles Junior, o festival visa unir o esporte à educação dessas crianças, com faixa etária entre 8 e 11 anos. Dessa forma, os pequenos atletas podem se aprimorar em um esporte, desenvolvendo a capacidade física e motora, e na formação dos cidadãos. “No festival, os alunos podem socializar com diferentes escolas, através dos jogos. É uma troca de experiências”, pontua.

O professor lembra que no primeiro ano a escola Carmem Pereira Defim saiu como vencedora, na sequência foi a Ivo Garrido e esse ano a Castilho Cabral se destaca. Para ele, isso mostra o quanto o festival foi se desenvolvendo e apresentando “uma surpresa diferente em cada ano”.

 

Atletas

No último ano, o aluno da Castilho Cabral, Lucas Vinicius Cordeiro da Silva, 11 anos, levou o título de artilheiro, ao marcar 38 gols durante o campeonato. Dessa vez, estava mais uma vez disputando a final, pois diz que o esporte o ajuda a se desenvolver. “Fico feliz em ganhar por reunir o time. Vencer não é importante, mas jogar e dar o meu melhor”, afirma.

A atleta Amanda Stela Bernabé, 11 anos, participa do torneio há três anos e conta que a cada edição se prepara cada vez mais para fazer um bom jogo. “Faço novos amigos e me sinto bem. Fizemos um bom trabalho, montamos uma boa estratégia e a equipe trabalhou muito. Além da torcida que me incentiva a fazer vários gols. Assim, o campeonato fica mais emocionante”, relata.

 

Basquete

Na mesma manhã, ocorreu também mais uma rodada do sub-11, do 17º Festival Interpolos “Helena Suguitani Cintra” de Basquete. No total, 326 crianças participaram, divididas entre 31 equipes que se enfrentavam. Dentre os pequenos atletas estava a filha da professora de Educação Física, Isabela Monteiro Ribeiro, 43 anos, que sempre incentivou o esporte na vida de seus filhos. Conta que já jogou basquete profissional e sempre gostou de atividades físicas. “Esporte prepara para vida. Ensina a ter regras, a perder e a coletividade. Tudo que eles vão ver durante a vida e os jovens precisam disso”, declara.

O técnico da modalidade, David Teles, explica que o torneio é misto, ou seja, as equipes misturam meninos e meninas. Aponta que o objetivo é colaborar com o desenvolvimento das crianças por meio do esporte. Acrescenta que participar desses torneios, ajuda a na socialização, pela interação entre os atletas,  a promoção do respeito mútuo. “Acima de tudo, priorizamos a formação do individuo como cidadão. Sonhamos que saiam atletas, mas a grande ideia é a interação e a presença em uma sociedade sadia”, declara.

Publicidade

Veja também