60 adolescentes lembram trajetória de Luiz Gonzaga

Apresentação do Projeto Aquarela ocorre hoje, às 20h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo; entrada é gratuita

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/06/2019
Horário 10:00
José Reis: Adolescentes do Projeto Aquarela revivem as obras de Luiz Gonzaga o Rei do Baião
José Reis: Adolescentes do Projeto Aquarela revivem as obras de Luiz Gonzaga o Rei do Baião

Autor dos clássicos “Asa Branca” e “Xodó”, Luiz Gonzaga do Nascimento foi um compositor e cantor brasileiro conhecido como o Rei do Baião, e considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Com o objetivo de reviver as obras do artista, hoje o Projeto Aquarela realiza um musical com 60 adolescentes. Segundo o educador social do projeto, Wallysson Rodrigues, a apresentação será em formato de teatro, mostrando em linha do tempo, a importância da história de Luiz Gonzaga. O evento é nesta noite, a partir das 20h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. O grupo ensaia para o grande dia, que tem entrada gratuita.

O educador relata que a importância do projeto para os adolescentes, é o resgate da cultura que vem se perdendo com o tempo. “É fundamental mostrar para o público presente a importância da cultura musical de Luiz Gonzaga e divulgar um pouco do trabalho que desenvolvemos no dia a dia com os alunos. Além disso, podemos ver o potencial dos alunos que a cada ano se supera, ou seja, trabalhamos as potencialidades”, destaca.

Em sua terceira edição, o musical iniciou em 2017 com homenagem a Vinícius de Moraes e Roberto Carlos. Em 2018, o projeto teve como tema “voltando a ser criança”, e em 2019, Luiz Gonzaga é o homenageado devido ao seu aniversário de 107 anos.

Segundo o coordenador geral do Projeto Aquarela, Fernando Dinamite, a importância do evento é proporcionar para a criança um conhecimento musical amplo e direcionado ao MPB, ou seja, uma cultura que muitas vezes não tem o hábito de acompanhar. “Além disso, o projeto propõe um trabalho que visa à integração e união das artes, pois além de cantar eles também irão dançar. Então, é uma junção das oficinas que acabou se tornando tradição entre eles”, pontua.

 

Projeto Aquarela

Segundo Fernando, o projeto existe desde 2005 e é mantido pela Prefeitura, com gestão feita pela Secretaria de Assistência Social. Atualmente, 310 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos recebem atendimentos no contra turno escolar. No local, são desenvolvidas 21 oficinas entre elas culturais, esportivas, musicais e educacionais. O projeto também mantém uma parceria com a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) para equipe de caratê.

Serviço

A apresentação ocorre hoje, às 20h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo. A entrada será gratuita e a retirada de convite ou reserva é feita pelo telefone (18) 3223-1484, ou na sede da unidade.


 

Publicidade

Veja também