60% de assistidos em projetos antitabagismo deixam o vício

“Em média, 30 pessoas compõem os grupos e são chamadas pela ordem de inscrição nestas listas", comenta.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 31/05/2014
Horário 07:09
 

A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente, desenvolve dois projetos de combate e alerta sobre as consequências e males no uso do tabaco. Segundo informações da organização dos programas, cerca de 60% dos 120 participantes - divididos em quatro grupos - anuais deixam a dependência após concluir o cronograma. Hoje é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco.

O Poetta (Programa de Orientação e Exercício a Trabalhadores Tabagistas e Abstêmicos) e o Procat (Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo) têm como objetivo abordar e orientar os fumantes sobre os caminhos para deixar o cigarro e buscar uma vida mais saudável. As reuniões ocorrem todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no prédio da fisioterapia da universidade.

De acordo com uma das responsáveis pelos projetos, Jéssica Yuri Mizobe Nakamura, 22, a intenção é levar aos participantes, informações sobre os problemas causados pelo fumo, além dos benefícios que a pessoa adquire ao deixar este hábito. "Desenvolvemos um trabalho constante que envolve exames médicos, consulta com psicólogo, atividades físicas e reuniões. O tratamento é à base do diálogo, de exemplos e de muita dedicação", ressalta.  Ela diz que a procura é grande, por isso mantêm uma lista de espera para novas reuniões. "Em média, 30 pessoas compõem os grupos e são chamadas pela ordem de inscrição nestas listas", comenta.

Nakamura salienta que mais da metade dos atendidos deixa de fumar no decorrer dos projetos, o que significa uma "grande conquista". "O número indica que por meio da conscientização conseguimos mostrar o que deve ser feito para superar a vontade de fumar". Ela explica ainda, que após uma avaliação é proposta uma data concreta para que a pessoa largue o cigarro. "Este dia é pontuado durante o encontro. É uma forma de incentivar e dar força na decisão dos participantes", explica.

A responsável lembra que os coordenadores mantêm contato constante com quem passa pelos projetos. "A intenção é acompanhar estas pessoas em todas as etapas da superação desta dependência. Temos casos de ex-fumantes que até hoje mantêm um contato concreto conosco", finaliza.

 

Danos à saúde

De acordo com o médico pneumologista João Cláudio da Paixão, mesmo sem quantificar, a maioria dos pacientes que procura atendimento apresenta doenças devido ao uso do tabaco. O médico informa ainda que tumores cancerígenos são os principais problemas enfrentados pelos pacientes. "Os tumores são os mais frequentes, mas também podemos citar a DPCO como causadora do enfisema pulmonar, bronquite crônica, entre outros problemas respiratórios", frisa.

 

Ação

Para lembrar a data, hoje, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) promove uma campanha de alerta contra o cigarro eletrônico, em Prudente. A ação ocorre às 9h, no HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo). De acordo com informações da entidade, apesar de ser proibido pela Anvisa (Agência Nacional Vigilância Sanitária) no Brasil, o cigarro eletrônico pode ser encontrado "facilmente". A comunicação do produto é voltada totalmente para o público jovem, com formatos diferenciados, coloridos e sabores de frutas.

O aparelho funciona à bateria e pode ser carregado em tomadas ou até mesmo em computadores e tablets. Os cardiologistas alertam que o cigarro eletrônico tem sido a porta de entrada dos jovens para o cigarro convencional. Os pais e educadores devem ficar atentos e alertá-los. "O problema é que a nicotina, que vicia, permanece no produto eletrônico, assim como no convencional. Estudos têm mostrado a presença de metais pesados nestes aparelhos, como estanho e sílica, além de substâncias tóxicas encontradas em líquidos anticongelamento", afirma trecho de nota encaminhada pela Socesp.
Publicidade

Veja também