600 indústrias devem realizar férias coletivas

No entanto, segundo diretor regional do Ciesp/Fiesp, a iniciativa é opcional e em nada prejudica o andamento da produção normal

REGIÃO - SANDRA PRATA

Data 27/12/2018
Horário 09:33
Arquivo - Wadir explica que em alguns setores a produtividade diminui no fim do ano
Arquivo - Wadir explica que em alguns setores a produtividade diminui no fim do ano

Fim de ano é época de festas e também de descanso para algumas empresas. Na região, segundo Wadir Olivetti Júnior, diretor regional do Ciesp/Fiesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), são 1,6 mil indústrias nas 65 cidades representadas pela diretoria. Destas, estima que cerca de 600 realizem paralisação nesta época, entre o dia 20 de dezembro a 5 de janeiro. Todavia, frisa que a decisão é opcional, logo, não dispõe de números exatos, tendo em vista que a indústria pode optar por não aderir. Em nível estadual, entre o fim de dezembro e o início de janeiro, 65,6% da indústria paulista dará férias coletivas ou recesso ao quadro de funcionários. Nesse contexto, o maior percentual diz respeito às de médio porte (68,7%) e pequenas (65,7%), seguidas das grandes, com 48,2%, conforme apontam dados da pesquisa Rumos da Indústria Paulista do Ciesp/Fiesp.

De acordo com Wadir, é nesse período que as empresas aproveitam para realizar manutenções de maquinários que, muitas vezes, são inviáveis em rotinas normais de produção. “Como é uma época que tem feriados muito próximos e de festividades, alguns setores acabam tendo baixa produtividade”, expõe. Quanto aos reflexos que essa pausa pode trazer para a cadeia de produção, o diretor regional ressalta que “não existe com o que se preocupar”, já que as empresas se organizam previamente para esse momento. “Já é algo planejado, então, trabalham ao longo do ano para se adequarem a isso, atender a demanda sem gerar prejuízos”, comenta.

No Grupo Staner, por exemplo, o recesso desta época já faz parte do calendário anual da empresa. De acordo com a assistente da diretoria do grupo, Mara Lúcia Silva do Carmo, a folga será do dia 20 de dezembro ao dia 7 de janeiro. Isso porque, conforme expõe, “é a época mais fraca comercialmente para a indústria”. Especialista no desenvolvimento de produtos para áudio e projetos de sonorização, a empresa revende para lojas, “então, nesse período, o movimento cai um pouco”, relata. Sendo assim, a empresa determina os dias para que os funcionários curtam os feriados com a família. “Temos muitos que já aproveitam para viajar”, expõe.

Enquanto isso, na Stetsom, a tradição é trabalhar em esquema de emendas de feriados no fim do ano. Sem recesso, Vanessa da Cruz Pereira, coordenadora de RH (Recursos humanos) da empresa, afirma que o ramo em que trabalham –vendas – não diminui as demandas na época. “Por isso fazemos dia-ponte, agora no Natal, por exemplo, vamos emendar segunda e terça-feira, mesma coisa no ano-novo”, explana. 

NÚMEROS

1,6 mil

indústrias estão instaladas na região

600

indústrias devem aderir ao recesso de fim de ano

65

cidades são representadas pela diretoria regional do Ciesp/Fiesp

Publicidade

Veja também