73 mil eleitores de PP ainda precisam cadastrar biometria

Na manhã de ontem, cartórios eleitorais realizaram mais um plantão para realizar o serviço; prazo para fazer o procedimento termina neste ano, gradativamente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 16/06/2019
Horário 06:21
José Reis - Cartórios realizaram plantão para aumentar número de pessoas com a biometria
José Reis - Cartórios realizaram plantão para aumentar número de pessoas com a biometria

Desde que iniciou o novo ciclo da biometria no Estado de São Paulo, Presidente Prudente faz parte dos 478 municípios paulistas que o procedimento passa a ser obrigatória. E, de acordo com a última atualização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a localidade possui 171.715 eleitores, sendo que destes, 73.871 ainda precisam realizar o serviço. Em detalhes, isso quer dizer que 56,83% (97.581) do público se cadastrou. Como apurado pela reportagem, a situação preocupa os chefes de cartório, uma vez que o prazo para estar em dia com a Justiça Eleitoral acaba em dezembro.

Tanto que, em vista de melhorar tais números, na manhã de ontem as ZEs (Zonas Eleitorais) da cidade realizaram mais um plantão. Na ocasião, os eleitores que precisam fazer o cadastramento biométrico e não realizaram o agendamento tiveram a oportunidade de finalizar o procedimento no local.

Quem aproveitou a manhã e foi ontem fazer o cadastramento da biometria foi a Mayra Ferreira Porfirio. Na 101ª ZE, ela compareceu no local no final da manhã de ontem, após ficar sabendo da necessidade de fazer o procedimento na cidade. À reportagem, prestes a ser atendida, ela confirmou ser importante realizar o serviço.

Assim como ela, o pedreiro José Aparecido Soares compareceu ao cartório e fez a biometria. Quando falou com a reportagem, ele tinha acabado de finalizar o procedimento e confirmou que teve a sensação de “dever cumprido”. Isso porque, segundo o eleitor, “todos devem agilizar e fazer o que a Justiça Eleitoral pede”, a fim de simplificar e ajudar todo o processo eleitoral. “Fiquei sabendo pela televisão e demorei, mas vim”, brinca.

Região

Na região, são 34 cidades que a biometria passa a ser obrigatória neste ano. O prazo termina gradativamente nos municípios, sendo de agosto a dezembro. Em alguns exemplos expostos pelo TRE, a situação também é de alerta. Por exemplo, em Presidente Epitácio, dos 31.225 eleitores, 48,03% cadastraram as digitais. Em Adamantina, o percentual é de 50,23%. No município de Osvaldo Cruz, as pessoas cadastradas totalizam 56,53% e, em Pirapozinho, 50,95%. Rancharia lidera a lista de cidades da região com 75% de digitais coletadas.

Serviço

Antes de ir ao cartório eleitoral, o eleitor precisa realizar o agendamento, que deve ser feito pelo site do TRE-SP: www.tre-sp.ju.br. No dia do atendimento, é necessário levar documento oficial de identificação original, comprovante de residência recente e o título, caso o tenha.

 

Pontos de agendamento da biometria em Prudente:

- Calçadão no Centro, das 9h às 18h;

- Prefeitura, das 8h30 às 17h;

- Centro Cultural Matarazzo, 8h30 às 17h30;

- 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), das 9h às 17h

Publicidade

Veja também