81 anos como referência em informação

Com novo formato, linguagem e novos produtos, jornal continua presente no desenvolvimento e nos momentos que marcam a região de Presidente Prudente

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 02/02/2020
Horário 05:00
Isadora Crivelli - O Imparcial completa 81 anos de credibilidade e informação neste domingo, provando que, quanto mais longe vai, mais capacidade possui de se atualizar
Isadora Crivelli - O Imparcial completa 81 anos de credibilidade e informação neste domingo, provando que, quanto mais longe vai, mais capacidade possui de se atualizar

O jornal O Imparcial completa hoje 81 anos. Nesta fase, que é conhecida como “a melhor idade”, ele prova que quanto mais longe vai, mais possui a capacidade de se atualizar, reinventar, informar e manter características essenciais e que o fizeram chegar até o dia de hoje. Os planos futuros são muitos e envolvem acompanhar o desenvolvimento regional e estar presente, assim como sempre esteve, nos momentos que marcam as 53 cidades da região oeste do Estado de São Paulo. Com novo formato, linguagem e novos produtos, O Imparcial se firma como referência em informação.

Sinomar Calmona, sócio proprietário e diretor presidente do jornal, é funcionário desde os 17 anos da empresa, onde começou como repórter policial, e há mais de 30 anos conta com uma coluna – de sucesso, diga-se de passagem – de forma diária. Para ele, que assumiu o posto em junho de 2019, diversas foram e são as mudanças que farão a diferença nesta nova fase, como o formato Berliner – inspirado nos grandes jornais da Europa – e a criação de núcleos regionais de colaboradores em locais como a Alta Paulista, Rancharia, Martinópolis, Regente Feijó, Indiana, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Pontal do Paranapanema.

“Temos um grande desafio agora que é a transformação digital, e está em curso, como os leitores podem percebem em nosso portal e redes sociais”. Mudanças que já começaram e, inclusive, possibilitam diversas modalidades de assinaturas digitais.

REDAÇÃO CONTA

COM NOVA GESTORA

Formada pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em 2007, a jornalista Aline Martins, desde o primeiro dia do ano de 2020, comanda a equipe de profissionais que fazem parte da redação, na função de editora-executiva. Dentro da empresa desde 2008, já atuou nas funções de repórter, pauta, editora em todos os cadernos e acompanhou avanços importantes para o periódico. “Assumi com o objetivo de trazer uma mudança tanto na linguagem quanto nas nossas atuações em mídias digitais”. Tudo isso, conforme ela, sem deixar de lado a credibilidade e ética, características fundamentais que o jornal carrega ao longo dos 81 anos. 

A nova editora-executiva lembra que O Imparcial tem tamanha importância para a região, uma vez que já conseguiu transformar a realidade de tantas pessoas e narrar incontáveis histórias. Aline não deixa de valorizar e elogiar o trabalho de todos os profissionais envolvidos na veiculação diária do jornal, que são descritos como qualificados, empenhados e conhecidos pelo zelo com a apuração. “Com muito orgulho faço parte dessa equipe que atravessou oito décadas. Sou grata por trabalhar aqui”, finaliza.

O IMPARCIAL SEGUE

TENDÊNCIAS MUNDIAIS

O gerente de marketing, Alberto Deodato, lembra que o impresso é uma mídia que se reinventa constantemente, motivado pelo comportamento do leitor, mercado publicitário e surgimento de novas mídias, e aponta acreditar que este é o veículo de imprensa escrita mais relevante que existe, o que traz grandes responsabilidades.

Vivemos uma grande fase no momento, de grandes desafios diários, mas que novamente estão fazendo com que nos reinventemos”. Ele diz isso em referência ao formato Berliner e sua imediata aceitação, à recém-lançada Revista Domingo, aos novos colunistas e articulistas e aos novos anunciantes. O gerente de marketing finaliza a fala ao lembrar que a notícia educa, transforma e faz crescer. “Isso o ambiente do jornal domina como poucos”.

8 DÉCADAS DE BOAS

E GRATAS HISTÓRIAS

A gerente administrativa de O Imparcial, Vania Nilva Ferreira, está há 47 anos na empresa e, grata a tudo o que viveu, afirma que foi onde constituiu a família e recebeu boas oportunidades dos diretores Mário Peretti (in memoriam), Deodato da Silva e Adelmo Vanalli. “Falar de O Imparcial me comove. Aqui pude crescer profissionalmente e como ser humano com a orientação dos mesmos. Gratidão eterna. Superamos dificuldades e comemoramos várias conquistas.”.

((BOX))

Foto: Arquivo Pessoal

SINOMAR CALMONA
Jornalista profissional e advogado com pós-graduação em Direito Tributário, hoje tem 58 anos, mas trabalha no Jornal O Imparcial desde os 17 anos, quando iniciou como repórter policial. Em seguida, atuou como repórter geral, até iniciar a coluna social diária, que mantém há 30 anos. Tornou-se sócio proprietário e diretor presidente deste diário desde junho de 2019, 41 anos após ingressar no jornal, e imediatamente iniciou um projeto de modernização, inspirado no inglês “The Guardian”, com a adoção do formato Berliner - o mais usado nos jornais da Europa e EUA (Estados Unidos da América), do conteúdo, com mais entrevistas, mais histórias humanas e matérias exclusivas locais. Além disso, criou a Revista Domingo, suplemento semanal inspirado na “Vejinha São Paulo”, e agora se dedica ao projeto de transformação digital da empresa, que contará com novo portal de notícias, portal de classificados e atuação agressiva nas redes sociais.

Fotos: Weverson Nascimento

Alberto lembra que “vivemos uma grande fase no momento”


Aline é a nova editora-executiva e está à frente da redação


Vânia: “Eterna gratidão pela empresa que muito me ensinou”

 

 

Publicidade

Veja também