AÇÃO SOLIDÁRIA E ESPORTIVA REÚNE 200 ATLETAS EM PRUDENTE

Corredores realizaram percursos em volta do Parque do Povo em prol do tratamento do atleta Jairo Ortega

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 08/09/2018
Horário 06:30
José Reis: Após a caminhada e corrida, os participantes ganharam um alongamento
José Reis: Após a caminhada e corrida, os participantes ganharam um alongamento

A solidariedade, na manhã de ontem, foi a melhor amiga do esporte e a cena, no Parque do Povo, em Presidente Prudente, estava bonita de se ver. Para quem passava em frente ao local e não sabia sobre o que se tratava, era possível imaginar até que as cerca de 200 pessoas estavam em mais uma manhã qualquer na prática de exercícios físicos. No entanto, os atletas se reuniram com um único objetivo no chamado “Treinão da Amizade”: reunir fundos para auxiliar o tratamento do atleta Jairo Ortega, que leva o nome de Assis (SP) para todo o país, e foi diagnosticado com a rara síndrome de Guillain-Barré, que é quando o sistema imunológico ataca os nervos e compromete os movimentos do corpo.

De acordo com o educador físico da Diamante Fitness, William Carlos de Souza, a ação ocorreu de forma simultânea tanto em Presidente Prudente quanto em Assis, já que Jairo estaria precisando de apoio para o tratamento. “Essa é uma doença difícil de lidar, já que ela tira gradativamente os movimentos dos membros superiores e inferiores. Desta forma, reunimos várias equipes de corrida do município para que todos pudessem abraçar essa causa”, informa. Dentre os participantes estavam, por exemplo, as equipe Sinérgica, Runner, Crazy 4Run, Team Eliseu Sena e #Corrediamante.

A concentração teve início às 8h30 em frente ao Colégio Poliedro e atividade física pontualmente às 9h, com um aquecimento. As inscrições foram feitas no próprio local de partida, com o custo de R$ 20, e o percurso dividido em duas etapas: caminhada com três quilômetros e corrida com cinco quilômetros ao redor do Parque do Povo. A expectativa que antes era de cerca de 80 pessoas foi superada e aproximadamente 200 atletas concluíram o percurso, participando de um alongamento ao término. A atividade se encerrou com um café da manhã comunitário.

O comerciante Wagner Altair Silvério, 45 anos, esteve presente e afirma que soube da ação por meio das redes sociais. Há seis meses ativamente no esporte, ele informa que chegou a conhecer a história de Jairo e entende a importância do “Treinão da Amizade”. “Ele tem um nome renomado na modalidade e também em toda a região. Viemos em um grupo para prestar nosso apoio e fico muito feliz em ver esse ato tão bonito que o esporte possibilita”, ressalta.

Já a diarista de 55 anos, Rosa dos Santos Souza, acompanhada do esposo Domingos, afirma praticar atividades físicas há cinco anos e lembra que foi ao local representando a equipe da Diamante Fitness com a intenção de promover a solidariedade. “É muito bom saber que estamos ajudando ao próximo, ainda mais por ser uma pessoa tão querida. Sabemos o quanto ele é esforçado e torcemos pela recuperação dele. Não é apenas uma ajuda financeira, mas espiritual e emocional também”, finaliza.

 

 

Publicidade

Veja também