Ação do Carim alerta sobre prevenção às doenças renais

Iniciativa realizada ontem, na Praça das Cerejeiras, disponibilizou exames como aferição de pressão arterial e testes glicose à população

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 23/08/2019
Horário 06:29
Paulo Miguel - Ação do Carim disponibilizou exames gratuitos à população
Paulo Miguel - Ação do Carim disponibilizou exames gratuitos à população

O melhor caminho para o tratamento de qualquer doença é a prevenção. O Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) realizou na manhã de ontem uma ação na Praça das Cerejeiras, em Presidente Prudente, para informar, prevenir e ajudar populares sobre doenças renais, com aferição de pressão arterial, testes de glicose, testes de IMC (índice de massa corpórea), e atendimento com uma nutricionista.

A assistente social do Carim, Elaine de Oliveira Almeida, comenta que “atualmente na região não há vagas suficientes para os pacientes que necessitam de hemodiálise, gerando uma grande fila de espera para o tratamento”. A associação está preocupada com a mudança de faixa etária dos doentes renais, que já se concentraram mais entre adultos e idosos, hoje tendo um número elevado de jovens e adolescentes. “A campanha não acaba aqui, todos os pacientes que foram atendidos, se apresentaram alterações, serão encaminhados para a realização do exame de creatinina e urina tipo 1”, comenta Elaine. “Se caso haja alteração, esses pacientes serão encaminhados ao nefrologista, que é o médico especialista em rins, e será feita uma consulta gratuita no Carim”.

No local foram distribuídos folhetos informativos para que os munícipes conheçam as doenças renais e suas causas, ensinando como cuidar da saúde, se alimentar melhor e prevenir problemas futuros. “Hoje, infelizmente, tudo é muito ‘fácil’ na alimentação. Você chega ao mercado e a comida está pronta, você compra os congelados e só precisa colocar no micro-ondas. Nós sabemos que não é fácil falar ‘você não pode comer nada disso’, mas você pode conviver com a modernidade, e também cuidar da saúde”, pontua Elaine.

Por que prevenir?

Doenças renais podem ser agudas ou crônicas. O tratamento como o procedimento de hemodiálise só é efetuado quando o paciente apresenta um quadro crônico. Quanto mais cedo forem diagnosticados problemas nos órgãos, existem grandes chances de que o tratamento seja mais leve.

Luiz Carlos do Prado, vigilante, não tem mais os rins funcionais. Ele é associado pelo Carim. “É muito importante uma ação como essa, porque essas doenças fazem você perder um órgão importante do corpo”, comenta Luiz sobre o evento. “Ainda bem que temos o Carim para resolvermos os problemas que temos na área da saúde”. Para aqueles que têm medo de descobrir problemas renais, Luiz aconselha: “Eu recomendo que você faça a prevenção. Eu, quando descobri que tinha perdido meus rins, fiquei muito nervoso e perturbado, mas Deus falou comigo e me acalmou. Você tem que manter a mente aberta, saber que existem recursos, é outra vida que você vai levar, mas é uma vida normal, fique calmo”.

Ilda Bonini, aposentada, é esposa de um paciente renal crônico que faz parte do Carim. Ela foi se consultar para se manter atualizada sobre seu estado de saúde. “Eu acho importante, pois a gente já aprende a controlar, e ter consciência mesmo”, pontua Ilda ao terminar todos os exames oferecidos pela associação.

“Eu estava passando, e as meninas me chamaram, e eu me interessei”, comenta Lucinei Banamin, doméstica. Ela classificou a ação como “muito boa”, e estava feliz por ter finalizado todos os exames e não ter apresentado alterações.

Estudantes

O evento foi realizado com ajuda de estudantes do 4º termo de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Segundo a professora do Papp (Programa de Aproximação e Prática Progressiva), Marcia Bueno Croscioli, 15 alunos estiveram presentes para facilitar e agilizar os atendimentos à população. Para instruir sobre uma dieta mais saudável, no local também se fazia presente uma nutricionista. “É muito importante um evento como esse, para alertar e prevenir algumas doenças e riscos, por conta de estresse e alimentação”, pontua Marcia.

Serviços

A iniciativa será novamente realizada neste sábado, das 8h30 às 11h30, no calçadão.

Publicidade

Veja também