Adotar medidas contra a leishmaniose é responsabilidade de todos os cidadãos

EDITORIAL -

Data 25/11/2018
Horário 04:00

Em 2018, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente já sinalizou 231 cães diagnosticados com leishmaniose visceral. Neste cenário, nenhum ser humano ainda havia sido infectado com a doença, situação que mudou na sexta-feira, quando a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou o primeiro caso do ano. Como se já não bastasse o panorama preocupante envolvendo a população animal do município, o problema passa a afetar concretamente a saúde humana. A primeira vítima é um homem de 31 anos, morador do Jardim Estoril, na zona norte do município. Conforme relatório da vigilância, os primeiros sinais do contágio surgiram em maio. Com a confirmação, o diagnóstico se soma a um histórico de outros seis que Prudente registra desde 2013, sendo que dois resultaram em óbitos.

Embora as equipes de saúde estejam atuando para minimizar os impactos da leishmaniose na cidade, ainda falta o comprometimento de toda a população com a causa. Isso porque a doença é transmitida pelo mosquito-palha, que se prolifera a partir de matérias orgânicas. Estas nada mais são do que lixo, folhas e restos de comida. Para que o inseto se multiplique, é preciso que ele tenha a seu favor todos esses resíduos dispostos de forma irregular em terrenos baldios e quintais de residências, por exemplo, o que significa que grande parte da responsabilidade sobre a sua pulverização é nossa. Conforme noticiado por este diário ontem, são 41 pontos de lixo clandestinos registrados em Prudente, os quais estão suscetíveis a se tornarem criadouros em potencial.

Embora a leishmaniose já disponha de tratamentos inclusive para cães, a melhor forma de extingui-la é por meio da prevenção, que deve ser praticada por todos os munícipes. As orientações são simples, como evitar o acúmulo de folhas secas e lixo nas residências; recolher fezes de animais domésticos; e não ter criadouro de galinhas, uma vez que os locais com as aves se tornam atrativos para o mosquito. Se cada um fizer a sua parte, esse conjunto de medidas beneficiará toda a comunidade e, certamente, corroborará para uma cidade mais limpa e saudável.

Publicidade

Veja também