Agentes preparam terminal urbano para receber boxistas

Sedepp e Semob estiveram ontem no local, onde realizam obras de pintura e sinalização do espaço que acomodará boxistas a partir de segunda-feira

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 11/01/2020
Horário 06:17
Isadora Crivelli - Servidores da Semob delimitam o espaço que terá cada boxista no terminal urbano
Isadora Crivelli - Servidores da Semob delimitam o espaço que terá cada boxista no terminal urbano

Na manhã de ontem, a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) iniciou os trabalhos de sinalização e pintura das duas ruas do Terminal Urbano de Presidente Prudente, próximas à Rua Casemiro Dias, onde, nos próximos dias se instalarão os boxistas que optaram pelo local enquanto a Praça da Bandeira passa por reforma. Cerca de 130 demonstraram interesse.

A partir de segunda-feira, às 7h, os boxistas estarão liberados para se instalar no local, entretanto, não poderão escolher o local exato onde serão instalados, já que os boxes serão organizados por um servidor da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que estará no local.

O secretário da Semob, Adauto Lúcio Cardoso, afirma que a secretaria está dando apoio à Sedepp, já que o terminal está sob responsabilidade da Mobilidade Urbana. O titular da Sedepp, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casagrande, por sua vez, reiterou as decisões acordadas em reunião durante a semana. A opção dos boxistas para se instalarem no local, como informado na edição de ontem, foi por containers com 1,5 metro de largura, 2,5 metros de profundidade e 2 metros de altura.

Eles irão locar os containers de uma empresa prudentina, que terá capacidade, de acordo com Casagrande, de entregar semanalmente 20 unidades. Existem aqueles que, ao invés de locar, irão levar trailers próprios ao terminal, mas o secretário orienta que devem ter as mesmas medidas que os containers para que encaixem nos espaços delimitados pelas secretarias responsáveis.

Em relação a infraestruturas como água, energia e iluminação, Carlos Casagrande enfatiza que só será possível organizar definitivamente depois que todos os boxistas se instalem no terminal. Ele lembra também que como utilizarão metade do espaço do local, será rateada entre os boxistas metade das contas de água e energia.

Em relação aos boxes de alimentação, ainda existem indefinições, Casagrande admite ser algo de maior complexidade “Hoje [ontem], realizaremos uma reunião com o pessoal da alimentação para que eles definam o que farão. O espaço para esses boxes precisam ser três vezes maiores que os demais, precisam colocar eletrodomésticos e afins”, completa.

O QUE PENSAM OS

BOXISTAS E O POVO?

O presidente da Associação Novo Shopping Popular, Ataíde Baranek, acredita que, por conta da chegada compassada dos containers locados, todos os boxistas estarão devidamente instalados no Terminal Urbano entre 30 e 40 dias. O vice-presidente da associação, Francisco Ferreira Lima, Chico, concorda, ao dizer que a empresa deu um prazo de quatro semanas para todas as entregas.

Chico estava na manhã de ontem acompanhando os serviços de adequação do local para receberem os boxistas. Ele afirmou que estão bastante tranquilizados depois das resoluções, já que antes da virada do ano, estavam sem qualquer perspectiva. Sobre o número de containers, Chico comenta que mais de 80 boxistas irão locar, número que será fechado ainda hoje.

Já os frequentadores do terminal se dividem. O pedreiro Adalberto de Souza, por exemplo, acredita que o local, com a vinda dos boxistas, vai se tornar “uma bagunça”. Em contrapartida, o aposentado José Vitor de Souza, 80 anos, acredita que não haverá grandes problemas. Para ele, a convivência dos ônibus e boxes será harmoniosa. “Resta esperar”.

Publicidade

Veja também