Agricultura familiar: hora de negociar

Em evento do governo do Estado, empresários e produtores rurais do Pontal do Paranapanema se reunirão para troca e comercialização dos produtos regionais, de acordo com Itesp

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 09/02/2020
Horário 06:33
Isadora Crivelli - Claudemir: “A força econômica desses municípios vem da agricultura familiar”
Isadora Crivelli - Claudemir: “A força econômica desses municípios vem da agricultura familiar”

Ocorrerá amanhã, às 14h, no Inova Prudente, a primeira Rodada de Negócios do Pontal do Paranapanema com produtores rurais dos assentamentos estaduais e empresas que buscam estabelecer parcerias de comercialização. O evento faz parte das ações do Programa Cultivando Negócios do governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), e vai contar com a presença do diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, prefeitos, deputados e outras autoridades.

De acordo com Claudemir Peres, 49 anos, a rodada é um estímulo para que os agricultores familiares dos assentamentos do Pontal do Paranapanema e os empresários se conheçam pessoalmente e entendam o que possuem como oferta, e de outro lado, quais são as demandas do mercado consumidor. “A ideia é estimular o comércio local. Os pequenos produtores moram aqui, nas pequenas cidades como Teodoro Sampaio, Rosana, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, portanto, os lucros circulam aqui mesmo na região, isso gera desenvolvimento”, afirma Claudemir.

“Se pegarmos esses municípios, a força econômica vem da agricultura familiar, 5 mil famílias vivem em assentamentos rurais no Pontal”, a região, no entanto, ainda é a segunda menos desenvolvida do Estado, à frente apenas da região de Registro, o Vale do Ribeira. A mesma ação que se realizará em Prudente ocorreu naquela região há uma semana. Na ocasião, empresas e produtores fecharam negócio na mesma hora, mas para que o tempo não seja problema, o Programa Cultivando Negócios criou uma plataforma digital onde o produtor e empresário se cadastram, informando o que querem vender, ou comprar, além do contato, e através desse canal importantes negociações são firmadas.

Claudemir explica que em 2019, em todo o Estado de São Paulo, a plataforma movimentou R$ 310 milhões, em um universo de 77,5% dos produtores rurais de assentamentos rurais e comunidades quilombolas.

Comerciantes, empresários e moradores da região que queiram conhecer os produtos dos agricultores estão convidados pelo governo de São Paulo e podem prestigiar o evento. “A Fundação Itesp é responsável por intermediar esse contato direto e aproximar os lados para que negócios sejam concretizados. Queremos que os produtores rurais vendam seus produtos para aumentar a lucratividade, a renda familiar e a geração de emprego no campo”,  completa Claudemir Peres.

ATUAÇÃO DO ITESP

NOS ASSSENTAMENTOS

Claudemir comenta, também, os esforços do Itesp para tecnificação, e, portanto, aumento da qualidade e produtividade, das lavouras familiares do oeste paulista. “Estabelecemos 14 cadeias produtivas, por exemplo, produtores de leite, piscicultores, olericultores, e organizamos em grupos por afinidade, para se conhecerem, compartilharem experiências, se associarem, seja na compra de insumos ou na comercialização. “Qualidade e quantidade para serem atraentes para o mercado”, explica.

Sobre o evento de amanhã, o diretor-executivo da fundação revela que uma empresa agropecuária especializada em genética de gado leiteiro estará presente disposta a fechar contratos com produtoras que querem o melhoramento genético do gado regional, com melhoramento da produção, produtividade e renda.

Por fim, Claudemir enfatiza o comprometimento do Estado de São Paulo com os assentados. “O Itesp possui cerca de 200 assistentes técnicos em apoio aos produtores, há acompanhamento técnico desde sua lavoura ao escoamento, onde o agricultor encontra bastante dificuldades”, pontua.

SERVIÇO

PLATAFORMA: www.cultivandonegocios.sp.gov.br

EVENTO: Rodada de Negócios – Programa Cultivando Negócios

LOCAL: Inova Prudente – Rua Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 – Presidente Prudente

DATA: Amanhã

HORÁRIO: 14h

Publicidade

Veja também