Almir Lobo representa PP no Torneio de Verão

Entre hoje e domingo, o atleta prudentino busca o tricampeonato na competição, mesmo sem apoio da Prefeitura; Semepp fala sobre patrocínio as modalidades esportivas

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 21/02/2019
Horário 08:30
Cedida/Maurício Lobo - Almir Lobo foi duas vezes campeão pelo Torneio de Verão
Cedida/Maurício Lobo - Almir Lobo foi duas vezes campeão pelo Torneio de Verão

Entre Ilha Comprida (SP) e Presidente Prudente há uma distância de aproximadamente 730 km, que numa viagem de carro duraria cerca de 8h. Mas mesmo parecendo longo, esse foi percurso iniciado ontem pelo ciclista prudentino Almir Rogério Lobo, que foi em busca de representar o município em mais uma competição: o 33º Torneio de Verão de Ciclismo. Entre hoje e domingo, o atleta visa buscar o tricampeonato na competição, além de somar pontos, uma vez que o evento é valido pelo ranking brasileiro da modalidade, além de visto como um dos campeonatos mais tradicionais.

E assim ele fez. Na manhã de ontem, por volta das 6h, o atleta partiu rumo ao destino. Mas é preciso lembrar que o preparo para tanto, iniciou há quase três meses. À reportagem, ele não deixa de dizer que todo o efetivo foi em busca de melhorar a performance, a fim de garantir uma boa colocação “nessa importante corrida”.

E mesmo diante as dificuldades, a vontade, como todo atleta, é de trazer o título para casa, até mesmo para fazer jus a todo treinamento e a dedicação empenhados nos últimos meses, afirma o ciclista. “Vou representar nossa cidade nesse torneio importante e fazer o melhor para me destacar”, completa. O atleta vai disputar pela categoria sênior.

Para tanto, Almir enfrentará todo o torneio, que será disputado em quatro etapas, todas em Ilha Comprida, sempre com largada às 8h30 - entre hoje e domingo. Aquele ciclista que conseguir marcar mais pontos durante os quatro dias de provas, na qual pontuam os 10 melhores colocados de cada categoria, será anunciado como campeão somente no domingo. A pontuação vai de 12 pontos a um ponto, sendo gradativo do primeiro ao décimo colocado.

Sem patrocínio

Almir é membro da equipe Pastorinho/Liane/Semepp, contudo, o representando e técnico do grupo, Maurício Lobo, destaca que a ida do atleta à competição foi totalmente bancada pelo próprio ciclista. À reportagem, ele conta que chegou a procurar a Semepp (Secretaria de Esportes), contudo, o apoio não veio sob a alegação de “dificuldades financeiras”. O treinador ainda chegou a questionar a participação da secretaria na vida dos atletas que representam o município, e disse estar “desapontado”.

Em nota, a Prefeitura afirmou que, por conta da situação financeira do município, neste ano, a prioridade  da Semepp será dada à manutenção das escolinhas esportivas, ou seja, futebol, vôlei, futsal, basquete, caratê, judô, capoeira, kung-fu, natação, atletismo, ginástica olímpica, entre outras - e a promoção do esporte amador.

“O Governo de Presidente Prudente lamenta a inviabilidade de colaborar com atletas profissionais, mas reitera que a grave crise econômica por que passa o município demanda medidas de contenção de despesas em todas as áreas”, finaliza o Executivo. Na nota, em relação a Almir, a municipalidade ainda lembra que até 2018 o município colaborou com cerca de R$ 5 mil por ano, com o atleta, o que não continuou devido à situação financeira.

 

SAIBA MAIS

Vale lembrar que o ciclista Almir Rogério Lobo abriu a temporada desse ano no início do mês, já representando Prudente na 3ª Road Race Verão, em Álvares Machado. Na prova, o atleta teve o melhor desempenho entre os prudentinos. Ele foi campeão pela categoria sênior B, e ficou em quinto na classificação geral.

Publicidade

Veja também