AME soma 2 milhões de atendimentos em 9 anos

Inaugurada em 2009, unidade ganhou festa de aniversário na manhã de ontem, com celebração de missa e homenagem a colaboradores

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/02/2019
Horário 05:39
Cedida/AI do HR - Missa em homenagem ao aniversário da unidade foi celebrada na manhã de ontem
Cedida/AI do HR - Missa em homenagem ao aniversário da unidade foi celebrada na manhã de ontem

Em 2018, o número de atendimentos efetuados pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Presidente Prudente foi três vezes maior do que o total registrado em seu ano inaugural, em 2009, passando de 70 mil para 243 mil, entre consultas com equipe multiprofissional, exames e pequenas cirurgias. De acordo com o HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), se somados os nove anos de funcionamento da unidade, completados ontem, pode-se afirmar que 2 milhões de atendimentos foram efetuados na unidade.

Na manhã de ontem, uma cerimônia para celebrar o aniversário do ambulatório foi realizada em frente ao prédio e contou com apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar, uma missa e uma homenagem aos colaboradores elogiados no SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).

O HR ainda aponta que, menos de seis meses após a inauguração do AME, foi implantada a FME (Farmácia de Medicamentos Especializados), que presta assistência a 45 municípios do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) e atendeu, em 2018, cerca de 250 pacientes, contribuindo no tratamento de quase 100 tipos de doenças.

O diretor administrativo do hospital, frei Tarcísio Marchini, destaca o êxito da unidade, que, segundo ele, “se tornou um grande referencial para toda a região”. “E estamos trabalhando para melhorar os atendimentos e oferecer uma resposta cada vez mais rápida para a população”, expõe. Algumas das obras já executadas para otimizar o serviço foram a ampliação do setor do SAU, reforma da recepção principal e da audiologia, construção de rampa de ligação entre os pisos e melhorias no espaço físico da FME.

A dona de casa Noêmia Oliveira, 60 anos, foi ao ambulatório ontem para participar da comemoração, uma vez que é paciente assídua na unidade, onde faz tratamentos renal e cardíaco. “A equipe profissional é muito boa e todos me tratam muito bem. Não tenho o que reclamar, pois sempre consigo agendar minhas consultas e ser atendida”, comenta. A dona de casa Creuza Gomes Barbosa, 62 anos, é de Santa Mercedes, mas encontra no AME de Prudente a assistência que precisa para um problema cardíaco. “Sempre que os médicos fazem o encaminhamento, corro para cá, pois recebo muito apoio. Eu sofria muito quando o AME não existia”, expõe.

Humanização

Ainda conforme o HR, um dos principais valores fomentados pelo AME é a humanização, o que se traduz por meio de campanhas de conscientização, a exemplo do Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia Mundial dos Diabetes, Dia das Mães, além das ações de doação de sangue. “Acima de qualquer número, qualquer obra e qualquer evento, nossa maior missão é acolher a quem nos procura com respeito, carinho e eficiência, amenizando a dor daqueles que sofrem”, pontua.

Publicidade

Veja também