Após constatação do 1º caso, VEM aplica 2 mil doses de vacina contra sarampo

Bloqueio vacinal ocorreu no bairro Vicentina, em Presidente Venceslau, onde reside a vítima, uma criança de 3 anos que está em tratamento médico

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/07/2019
Horário 06:22

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Venceslau, aplicou nesta semana aproximadamente 2 mil doses de vacinas contra o sarampo depois de constatado o primeiro caso da doença neste ano no município. O bloqueio vacinal ocorreu no bairro Vicentina, onde reside a vítima, uma criança de 3 anos que está em tratamento médico. Diante da constatação, agentes do ESF (Estratégia Saúde da Família) visitaram as residências ao redor do imóvel para atualizar as vacinações dos moradores que não estavam com a carteirinha em dia.

A chefe da Vigilância Sanitária, Lydiana Prieto, explica que o caso da doença foi confirmado depois que a criança passou por consulta médica, quando foi apontada suspeita do caso. A médica de plantão solicitou os exames necessários e constatou uma forma leve do sarampo. “Já está em fase de tratamento e não apresenta mais os sintomas”, afirma a responsável. Conforme Lydiana, a doença possui estágios e é importante ficar atento aos sintomas que vão surgindo, uma vez que podem ser confundidos com outros problemas.

“Nas primeiras manifestações a criança pode sentir febre, que vai aumentando gradativamente. Pode ocorrer dela ter tosse, coriza e depois diarreia. Dependendo do caso, até mesmo lesões mucosas nas bochechas e região externa da boca”, explica a chefe da VEM. Depois deste processo, o último estágio do sarampo se manifesta pelas manchas vermelhas que surgem no corpo. “As crianças são mais vulneráveis, mas a doença também pode surgir em adultos”, salienta.

Formas de prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida por gotículas da fala, tosse e espirro. Para evitar que seja contaminado pelo vírus, é necessário manter em dia o calendário de vacinação contra a doença. De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, as doses devem ser aplicadas em crianças de um ano; 15 meses; e 4 anos. Aos adultos entre 15 e 39 anos é recomendado ter ao menos duas doses da vacina aplicadas.

Mas a medicação não é a única forma de prevenção. Isso porque, segundo a chefe da VEM, as pessoas precisam criar o hábito de higienizar as mãos, o que prevenirá o sarampo e outras doenças transmitidas. “Não adianta apenas vacinas, é preciso tomar os cuidados básicos”, orienta.

A reportagem solicitou à Secretaria de Estado da Saúde um balanço sobre os casos de sarampo neste ano, registrados na DRS-11(Departamento Regional de Saúde), que corresponde à região de Presidente Prudente. Por telefone, a Assessoria de Imprensa da pasta informou que o caso de Presidente Venceslau pode ser o primeiro registro deste ano. No entanto, ainda não havia sido notificada sobre o fato.

Publicidade

Veja também