Aromas e Sabores      

Canal 1

 Aproveite o feriado e prepare uma receita bem saborosa!

COLUNA - Canal 1

Data 01/05/2019
Horário 07:10

Legumes fresquinhos e macarrão: colorindo a mesa e ainda garantindo rapidez no preparo e versatilidade ao cardápio de todo dia.

Macarrão com Brócolis

Ingredientes: 1 maço de brócolis grande, 2 dentes de alho picados, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 kg. de tomates maduros sem pele e sem sementes, picados, ½ xícara de uvas-passas, sal a gosto, 500g. de macarrão massa curta, 2 colheres (sopa) de salsinha picada.

Preparo: Limpe o maço de brócolis e cozinhe-o de preferência no vapor. Separe as florezinhas e as mantenha aquecidas. Frite o alho no azeite até que doure. Junte os tomates e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, sem tampar. Junte a uva-passa, mexa bem e cozinhe lentamente por mais 15 minutos. Acrescente sal a gosto. Cozinhe o macarrão “al dente” e escorra. Coloque numa vasilha grande. Junte as florezinhas de brócolis e despeje o molho por cima. Misture com cuidado. Sirva imediatamente polvilhado de salsinha.

Macarrão com Berinjela

Ingredientes: 500g. de massa curta, azeite de oliva, 3 dentes de alho, 1 berinjela, 3 tomates picados, 50g. de alcaparras, 100g. de azeitonas pretas, manjericão fresco, queijo ralado para polvilhar.

Preparo: Em uma panela frite a berinjela cortada em pedaços grandes no azeite de oliva e reserve. Na mesma panela frite o alho picado e adicione o tomate, deixe ferver. Adicione a berinjela já frita, as alcaparras, a azeitona e o manjericão fresco. Cozinhe o macarrão separadamente. Monte o prato com o macarrão e coloque o molho por cima. Polvilhe com o queijo ralado.

Penne com Salmão

Ingredientes: 500 g de macarrão tipo penne ou de sua preferência, 400 g salmão em cubos e refogado, 1 cebola média, sal a gosto, pimenta branca a gosto, azeite de oliva, manjericão.

Preparo: Tempere o salmão com sal, pimenta branca e azeite. Deixe marinar um pouco e reserve. Cozinhe o macarrão al dente. Pique bem a cebola,  refogue com azeite e um pouco de sal. Acrescente o salmão e mexa com cuidado para não partir. Coloque o manjericão e o macarrão.

 

•           Não deixe o manjericão cozinhar, pois perde o sabor.

 

O lado doce do limão

           

Em molhos, temperos, bolos, tortas e sorvetes, o limão está sempre presente trazendo um sabor muito especial às receitas. Confira as delícias que sugerimos para você.

Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 colher (sobremesa) de casca de limão ralada, 1 xícara (chá) de leite, 1 pitada de sal.

Preparo: Reservar 2 claras para a cobertura e bater as outras duas em neve. Reservar. Bater as 4 gemas com o açúcar, a manteiga, a casca de limão, o sal, acrescentar o leite e a farinha alternados. Juntar o fermento e as claras. Assar em forma de anel, média, untada e polvilhada.

Cobertura: Bater 2 colheres (sopa) de manteiga com 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (sobremesa) de casca de limão ralada. Em outra tigela, bater as duas claras reservadas (da massa) com 1 ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro. Juntar o suspiro à primeira mistura e acrescentar o suco de 1 limão. Cobrir o bolo ainda morno com esse creme e salpicar raspas de casca de limão.

Obs.: Este bolo pode ser feito com laranja com resultado muito bom.

Sorvete de Limão Light

Ingredientes: 1 lata de creme de leite light, 5 colheres (sopa) de adoçante em pó, 1 colher (sopa) de casca de limão ralada, 4 colheres (sopa) de suco de limão, 1 envelope de gelatina sem sabor, 4  colheres 9sp) de leite em pó desnatado.

Preparo: Coloque o creme de leite em uma tigela, adicione o adoçante e mexa bem até dissolver completamente. Em seguida, leve essa mistura ao congelador e deixe até se tornar pastosa. Retire a mistura do congelador, acrescente a casca e o suco de limão, a gelatina, dissolvida de acordo com as instruções da embalagem, e o leite em pó, dissolvido em ½ xícara (chá) de água. Bata na batedeira até obter uma mistura homogênea. Leve ao congelador novamente até endurecer. Retire do congelador e bata mais uma vez por 3 minutos, transfira para uma assadeira e volte ao congelador por 2 horas ou até endurecer. Retire o sorvete do congelador, corte-o em cubos, coloque em taças e sirva. Decore com cascas de limão.

Torta de Limão com Merengue

Ingredientes: Massa: 2 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de manteiga amolecida, ½ xícara (chá) de creme de leite, 1 pitada de sal, 1 colher (chá) de fermento em pó. Numa tigela, coloque a farinha de trigo, a manteiga, o creme de leite, o sal e o fermento e misture com as pontas dos dedos até a massa ficar homogênea e soltar-se das mãos. Embrulhe-a em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Forre o fundo e as laterais de 6 forminhas com a massa, fure com um garfo e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos, ou até que a massa esteja dourada.

Recheio: 1 caixinha de leite condensado, 5 colheres (sopa) de suco de limão, ½ xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (sopa) de raspas de limão. Coloque o leite condensado numa tigela, junte o suco de limão e misture até adquirir consistência de creme. Junte o creme de leite e as raspas de limão e misture até ficar homogêneo. Reserve.

Cobertura: 2 claras, 4 colheres (sopa) de açúcar. Bata as claras em neve, junte o açúcar até obter um merengue firme.

Montagem: Recheie as tortinhas com o creme de limão. Em seguida, coloque o merengue num saco de confeitar e faça pequenos suspiros, ou cubra a torta com o merengue. Se preferir, polvilhe um pouco de açúcar e leve ao forno baixo, preaquecido, até dourar o suspiro.

NUTRIÇÃO

Dicas de Alimentação para Diabetes

Na sua dieta é importante:

•           Manter o peso adequado.

•           Não comer açúcar e doces feitos com açúcar. Substitua por adoçantes à base de aspartame, sacarina/ciclamato.

•           Prefira carboidratos complexos como pães integrais, alimentos ricos em fibras, cereais integrais, leguminosas, frutas, pois esses alimentos retardam a absorção de glicose e mantêm os níveis de glicemia.

•           Prefira comer a fruta ao invés de tomar o suco. Principalmente com laranja, isso é importante.

•           Alimentos gordurosos e frituras também não são indicados. Consuma laticínios light como leite, requeijão, iogurte, queijos brancos e ricota, queijo cottage, etc.

•           Evite comer batata, arroz, macarrão juntos na mesma refeição, pois aumentam muito a glicemia. Por exemplo, o macarrão pode vir acompanhado de hortaliças que têm muita fibra e retardam a absorção de glicose.

•           Não consuma excesso de proteína na sua dieta.

•           Lembre-se que o consumo de álcool é muito prejudicial ao diabético. Evite sempre.

Publicidade

Veja também