Arte pode tirar pessoas do escuro dando-lhes “esperanças” de vida

EDITORIAL -

Data 14/08/2018
Horário 06:23

Em busca de esperança! O ser humano vive atrás desse sentimento durante toda a sua existência. E está mais do que comprovado que o esporte, assim como a arte, em um todo, é um impulsionador para a mudança de vida de pessoas que, praticamente, perderam as “esperanças”! E que bom que existem pessoas engajadas em proporcionar isso a estes seres. Na edição de domingo, no Caderno 2 deste impresso, trouxemos uma reportagem louvável com um educador físico, que também é cineasta, Alex Figueiras, divulgando um novo projeto, “Teatro de Sombras”, que tem como propósito incentivar, motivar indivíduos que estão entregues à própria sorte.

Há um mês ele vem trabalhando com apoio da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) a atividade que será transformada em um espetáculo encenado pelos próprios atendidos, no dia 19 de dezembro, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

Imagina como estas pessoas, que têm idade entre 25 a 55 anos, se sentem ali como atores! Se a ideia central do teatro é reunir um compilado de trabalhos voltados para linguagem corporal, expressão e desenvolvimento da comunicação, certamente cada ensaio permite que eles possam se conhecer melhor, entender melhor o mundo em que estão inseridos e terem a sensatez de compreenderem um pouco melhor o que estão fazendo com suas vidas e refletirem com que tipo de pessoa vale a pena se relacionar.  

Na entrevista, o cineasta que é um “educador”: aquela pessoa que nos ajuda com tantos aprendizados destaca que: “A função do teatro é trazer uma mensagem e a nossa é de mudança e superação”.

Se uma pessoa busca ajuda é porque ela realmente almeja uma mudança de vida. Ela quer ter esperança de vida. Ela deseja ter um propósito de vida. Então, que possamos ajudá-los, incentivando-os pelo menos indo assistir o espetáculo, inclusive de ex-pacientes que agora estão melhores. E que por mais difíceis que as coisas estejam, acreditam que serão capazes de vencer, pois estão: novamente com esperanças.

 

Publicidade

Veja também