Assembleia de Deus Ministério Belém realiza cantata inédita nesta sexta e domingo

Autoral, escrita pelo Raphael Augusto terá 60 músicos no coro, 80 na orquestra, e 15 crianças no coro infantil cantando o amor de Jesus por todos sem distinção

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 11/12/2018
Horário 06:00
Divulgação/Letícia Gomes: Músicos ensaiam desde agosto, alguns todas as quartas-feiras e outros, aos sábados, para ficar em “perfeita sintonia”
Divulgação/Letícia Gomes: Músicos ensaiam desde agosto, alguns todas as quartas-feiras e outros, aos sábados, para ficar em “perfeita sintonia”

Está chegando um dos momentos mais importantes da Orquestra Philarmonic da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, de Presidente Prudente: a cantata de Natal! Será nesta sexta-feira, às 20h e domingo, às 19h. Mas, desta vez ela será ainda mais especial por ser inédita! Esta é a segunda cantata escrita no Brasil. E detalhe, por um compositor local!

O maestro Wladimir Júnior Albano Cruz, 41 anos, cantata é uma cultura muita usada nas igrejas desde o período Barroco! Segundo ele, nos EUA tem muitas empresas especializadas somente nisto, no Brasil para se fazer uma cantata, ou mesmo um musical, demanda de muito tempo, e estrutura, como coro, que eles terão 60 músicos nesta cantata, 80 na orquestra, e 15 crianças no coro infantil.

“E para se fazer uma cantata, que é uma história tocada, compositores e arranjadores, precisam se dispor a escrever. Este ano faremos uma autoral, escrita pelo Raphael Augusto, que ofereceu em fazer este musical. Estamos esperando a igreja cheia nos dois dias, com aproximadamente 2500 pessoas em um dia!”, expõe o maestro.

“Liberte Barrabás”. Este é o tema da cantata 2018! Forte! E o maestro explica. Conforme ele, o nome engloba um dos personagens da cantata, pois Jesus Cristo em sua infinita bondade abraçou, em sua época em que se fez carne, pessoas que eram excluídas, como Maria Madalena, Judas, Pedro, e o próprio Barrabás, que se ele não tivesse sido solto, todo plano da salvação teria sido diferente e Jesus Cristo não seria preso e crucificado.

“Esta cantata tem um gosto especial em executar, pois foi escrita para a orquestra e para o coro da Assembleia de Deus de Presidente Prudente, então não precisamos adaptar nada, e estamos fazendo o dia dia, descobrindo os harmônicos de cada música em cada ensaio! Ensaiamos às quartas feiras como o coro, e aos sábados com a orquestra, desde agosto, e a orquestra desde outubro trabalhando. Fomos nos adaptando, fazendo muito esforço para estarmos todos juntos. E, em novembro juntamos todos, orquestra, coro, coro infantil e solistas!”, explica o maestro.

 

Um sonho realizado

Raphael Augusto, 26 anos, explica que a cantata é uma obra musical muito completa que envolve orquestra, coral, solistas, crianças, toda a parte do enredo, da narrativa e criar uma seria o meu ápice como compositor. Conseguir escrever uma obra que contemple tantos instrumentos e vozes. Uma obra sinfônica!

“A cantata não é simplesmente um concerto com várias músicas, mas as músicas precisam contar uma história e estamos contando a de Jesus, do seu nascimento, as coisas que ele fez, até sua morte e ressurreição. As canções precisam ser uma amarrada a outra de modo que esta narrativa fique clara”, frisa o compositor.

Oito músicas vão contar essa história através dos olhos daqueles que foram desprezados, excluídos pela sociedade, por homens comuns, mas muito amados por Jesus que sendo o próprio filho de Deus as tratou com um amor especial.

“Fiz toda a preparação vocal do coral adulto e de cinco dos solistas que são da minha turma [sou maestro e preparador vocal em Prudente e região]. O coral das crianças participa das duas primeiras músicas. Vale a pena chamar a atenção das pessoas sobre o tema ‘Liberte Barrabás’, para esse sentido diferente que demos para a cantata de Natal que é contar a história da vida de Jesus, de uma maneira diferente. Falar do seu amor por todos sem distinção. Ele amou a todos independente do papel que ela tinha na sociedade. É isso que queremos mostrar nesta cantata!”, exclama o compositor.

 

Serviço

A igreja Assembleia de Deus Ministério Belém fica na Rua Bela, 161, Vila Ocidental, em Presidente Prudente.

 

 


 

 

Publicidade

Veja também