Assessoria de imprensa & Estratégia

OPINIÃO - Ellen Santini

Data 21/06/2019
Horário 06:10

Alguma vez, você já ouviu falar no termo “Assessoria de Imprensa”? Em Presidente Prudente ou em outras regiões, conhece algum profissional que atue nesta área da comunicação?
Para iniciarmos, vamos desmistificar o termo? Um assessor de imprensa é um profissional com formação superior em jornalismo e que vai atuar como um jornalista de uma empresa, ONG, personalidade ou ainda de um ramo.

Mas, o que faz um assessor de imprensa? Ele é o profissional que vai trabalhar de forma estratégica na comunicação interna e externa junto ao seu público-alvo para melhorar seu posicionamento e consequentemente, na venda de seus produtos e/ou serviços. É o que em Marketing podemos chamar de Branding.

Vamos supor que você seja o assessor de imprensa de uma grande unidade industrial que está realizando um trabalho importante de conscientização sobre doação de sangue ou qualquer outro assunto de interesse público.

Você é o profissional que vai produzir um conteúdo jornalístico a respeito da ação e em seguida, fará o contato com jornais, redes televisivas, blogs, rádios e outros meios de comunicação em busca de espaço espontâneo na mídia, ou seja, sem a necessidade de a empresa que o contratou, ter que pagar para ser notícia.

Durante reuniões e encontros de comunicação, percebo ainda que muitas pessoas confundem o trabalho do assessor de imprensa com o do publicitário, por exemplo.

Vamos desmistificar isso? Por meio da publicidade e propaganda, o cliente divulga serviços e produtos de uma forma bastante comercial e paga pelo espaço utilizado pela sua empresa na mídia. Ele produz o conteúdo e aquilo é publicado na integra, afinal, é como se o anunciante ‘comprasse aquele espaço’.

Mas, se sua empresa de venda e revenda de carros faz algo inusitado, algo que na região ninguém faça, realizará algum evento gratuito, é hora de buscar um profissional de assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa trabalha em busca de fatos ou fontes que prestam serviços de interesse à comunidade e tudo isso com objetivo de virar notícia.

Supomos que a sua mesma empresa de venda e revenda de carros vá fazer um evento, trazendo um especialista em Marketing e Gestão de Vendas para um bate papo gratuito para a comunidade.

Legal, isso é notícia! Afinal, um evento que aborda temas de interesse da comunidade sem a cobrança de taxas, é um serviço bastante importante para sociedade.

Ao contrário da publicidade e da propaganda, onde o cliente ‘compra’ o espaço na mídia, já na assessoria de imprensa, o profissional sugere pautas ou assuntos e fica a cargo dos veículos de comunicação a divulgação ou não dos materiais enviados.

Uma pergunta que venho respondendo com bastante frequência é: Afinal, qual trabalho de divulgação é melhor? Contrato um assessor de imprensa ou uma agência de publicidade para divulgar o meu negócio? A resposta é depende da sua estratégia e principalmente das possibilidades do seu negócio, afinal, um trabalha com objetivo de transformar o seu negócio em notícia e o outro, em mídia publicitária.

 

 

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