Associação reúne assistidos em confraternização

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/04/2019
Horário 08:00
José Reis - Encontro reuniu cerca de 20 assistidos da associação na tarde de ontem, em Prudente
José Reis - Encontro reuniu cerca de 20 assistidos da associação na tarde de ontem, em Prudente

Mesmo após alguns dias da celebração da Páscoa, a Associação O Amor é a Resposta, de Presidente Prudente, decidiu aproveitar o espírito da data e realizou na tarde de ontem uma palestra sobre a ressureição de Jesus, além de promover um café da tarde para comemorar o encontro e celebrar, ainda, os aniversariantes assistidos pela instituição do mês. “Não poderíamos deixar de resgatar a Páscoa e falar sobre o verdadeiro sentido, que vai além do comércio e chocolates, por isso, a palestra realizada por um voluntário e os comes e bebes que fizemos com carinho”, informa a assistente social da associação, Maria da Silva.

O evento vai ao encontro do objetivo do grupo de voluntários, já que, segundo a gestora da associação, Irani Carvalho, a ideia nasceu de um círculo de pessoas que viviam na espiritualidade e sentiram a necessidade de “materializar a fé”, ao levar o amor como resposta para as diversas situações da vida. “Então, hoje, nossa missão é levar isso, a começar de nós mesmos, membros, voluntários e aos usuários do serviço. Isso tudo, para que todos possam encontrar esse caminho que vai além de uma ajuda de caridade. A intenção é levar a pessoa a transcender do estágio que está para um desenvolvimento humano em todas as áreas da sua vida”.

No clima da Páscoa estava prevista ainda a realização de uma atividade de recreação, em forma do “caça ao tesouro”, sendo que vencedores levariam bombom para casa. “Trabalhamos com a socialização e atendemos a dois grupos na cidade, um no Jardim Morada do Sol e outro no Humberto Salvador. Por isso, juntamos os dois para que houvesse um fortalecimento nos vínculos comunitários e familiares, já que a família é convidada a participar, o que representa o trabalho da associação”, ressalta a assistente social.

Com capacidade para atender até 50 pessoas, atualmente a associação conta com 35 famílias, sendo que na tarde de ontem 20 delas estavam presentes. Os atendimentos contam ainda com capacitações de forma voluntária aos assistidos como, por exemplo, oficinas de trabalhos manuais, realizadas semanalmente.

A equipe lembra, no entanto, que como toda organização filantrópica, muitas vezes se vê diante de dificuldades no âmbito financeiro, mas que não prejudicam os trabalhos ofertados. “Por isso, àqueles que quiserem conhecer nosso trabalho, estamos abertos de segunda a sexta-feira, quando poderemos atender voluntários e pessoas que sentirem a vontade de contribuir”, expõe Cristiane Vilela, membro da diretoria.

Quem responde

A dona de casa Claudinete Pereira da Silva, 44 anos, é assistida pelo grupo há cerca de cinco anos, já que na ocasião, quando se encontrava depressiva, viu uma oportunidade de mudar a rotina e a vida como um todo. “Aqui somos como uma família e essas atividades nos fazem muito bem. Eu faço o curso de crochê deles, mas o trabalho não se resume a isso, mas sim em nos dar apoio e respaldo para a vida”.  Ela afirma que as amizades vieram na hora certa, pois à época achava que “nada daria certo”, o que a fazia sentir “inútil”.

A empregada doméstica Aparecida Oliveira, 50 anos, também está há aproximadamente cinco anos na entidade e afirma ter conhecido o grupo por meio de indicações na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. “Estava depressiva pelo falecimento de meu irmão e do meu sobrinho, então comecei a ficar bem desanimada com tudo. Por isso, entrei no artesanato. Além disso, e principalmente, eles me passam o quanto somos importantes e aprendemos a nos amar e dar valor ao que somos”, finaliza.

Serviço

A Associação O Amor é a Resposta fica na Rua Barão do Rio Branco, 1.069, na Vila do Estádio, em Presidente Prudente. O telefone para contato é o (19) 3916-5892.

Publicidade

Veja também