Atividade objetiva evitar lesões em corredores

Sesc Thermas de Prudente realiza hoje o segundo dia de aulas abertas de treinamentos funcionais com testes específicos

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 23/09/2018
Horário 05:54
 José Reis: Treinamento funcional visa melhorar desempenho de atletas
 José Reis: Treinamento funcional visa melhorar desempenho de atletas

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove dentro da Semana Move uma série de atividades funcionais direcionadas para corredores, que objetivam evitar lesões e melhorar o desempenho, sejam atletas iniciantes ou veteranos. As aulas abertas tiveram início ontem e seguem durante todo o dia de hoje em horários alternados, sendo a primeira turma às 9h30 e a última 16h30 (veja o box). Durante a semana, terça e quarta-feira, a unidade também contará com as atividades funcionais. Na manhã de ontem, o Sesc Thermas foi palco ainda do 10º Campeonato Interestadual de Capoeira, bem como a troca de graduação e batizado dos atletas.

A atividade é ministrada pelo educador físico, Evandro Bueno, que veio de São José do Rio Preto (SP) especialmente para o encontro. Questionado sobre a importância do treinamento funcional, ele lembra a importância de saber diferenciá-lo do treinamento comum. “O tradicional tem foco no treino dos músculos e esse foca nos movimentos. O objetivo é diminuir a chance de lesões e aumentar o desempenho, seja para o esporte ou para o dia a dia”. Na atividade, os alunos participaram de testes funcionais, um de mobilidade de tornozelo e outro de estabilidade do corpo, que podem apresentar a capacidade de lesões.

A estudante de Educação Física, Thais Brito de Oliveira Sampaio, 27 anos, esteve presente na manhã de ontem na unidade e afirma ter sido muito proveitosa a oportunidade. “Já trabalho no ramo e isso acaba complementando o meu conhecimento. Para nós que somos adaptados não é difícil, mas há sim algumas peculiaridades nos exercícios”. William Carlos de Souza, 29 anos, também participou da atividade e afirma gostar de estar sempre em aprendizado. “Aprendi mais técnicas de corrida e isso é bom, até porque temos uma assessoria de corrida e conhecimento é sempre bom. Nada melhor do que um profissional experiente para essa troca de informações”, salienta.

 

Festival de capoeira

Na manhã de ontem, ainda no Sesc Thermas, ocorreu o 10º Campeonato Interestadual de Capoeira, que recebeu cerca de 200 atletas de 25 cidades de todo o Estado e, inclusive, Estados vizinhos. Em seguida, o Grupo Muzenza realizou o batizado e troca de cordas dos atletas. “Estou há 21 anos na capoeira e ela faz parte da minha vida. Temos atletas aqui de diversas idades, de três a 60 anos, e das mais diversas cordas”, afirma o organizador e professor do grupo, Vanderlei Lopes da Silva Júnior.

A atleta, Mariana Jaques, 13 anos, está há três anos no esporte e veio de Caiabu para participar do festival. Questionada sobre a motivação de estar no esporte, ela ressalta o incentivo da família e amor pela modalidade. “Capoeira é tudo para mim”.

 

(((BOX)))

Sesc Thermas de Presidente Prudente

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Tel: (18) 3226 0400

 

- Semana Move

Atividade Funcional Para Corredores

Com o educador físico Evandro Bueno de São José do Rio Preto (SP)

Dia 23 de setembro, domingo, às 9h30, 10h30, 14h30 e 16h30

Dias 25 e 26 de setembro, terça e quarta, às 8h30, 10h30, 15h, 17h, 19h e 20h30

Sala de Ginástica Multifuncional do Sesc Thermas

Grátis

Classificação indicativa: 16 anos

 

- Corrida Move

Dia 30 de setembro, domingo.

Largada às 8h.

No Parque do Povo (próximo ao cruzamento com a Avenida Celestino Figueiredo).

Inscrições pelo portal: www.sescsp.org.br/prudente.

Vagas limitadas.

Valores: Grátis (com Credencial), R$ 7,50 (meia) e R$ 15,00 (inteira).

Classificação indicativa: caminhada 12 anos e corrida 16 anos.

 


 

402

Evandro: funcional foca em movimentos

 

403

Thais: “Complementa conhecimento”

 

 

Publicidade

Veja também