Atletas vibram com a seleção em shopping de Prudente

Longe das terras francesas, os apaixonados pelo esporte torceram a cada lance de Marta e companhia, em especial, um grupo de jogadoras do futsal e futebol feminino

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/06/2019
Horário 04:39
José Reis - Atletas do futebol feminino de Prudente se reuniram para acompanhar a Copa do Mundo
José Reis - Atletas do futebol feminino de Prudente se reuniram para acompanhar a Copa do Mundo

De olho na classificação para a segunda fase da Copa do Mundo de futebol feminino, ontem a seleção brasileira enfrentou a Itália, no Stade du Hainaut, em Valenciennes. Longe das terras francesas, em Presidente Prudente, os apaixonados pelo esporte vibraram a cada lance de Marta e companhia. Em especial, um grupo de atletas do futsal e futebol feminino da cidade, que acompanhou com euforia e ansiedade cada chute a gol.

Segundo a atleta de Prudente, Maria Eduarda Zippe, de 19 anos, que acompanhou o jogo, o grande incentivo de ir até um shopping center foi incentivar as pessoas para acompanhar o futebol feminino, para que dessa forma, a comunidade também possa acompanhar o esporte regional. “Nós também jogamos futebol e participamos de um esporte que cresce a cada dia”, diz.

Hoje, o esporte feminino é retratado pelas atletas com uma evolução muito importante. Maria Eduarda relata que ver um jogo feminino em TV aberta é uma oportunidade para continuarem acreditando nos sonhos. “Antes não tínhamos nem a oportunidade de acompanhar o futebol feminino nos canais fechados. Ver a seleção feminina hoje faz a gente crescer, sonhar e pensar alto, assim como as meninas que representam o Brasil. Então, assistimos na esperança de que um dia também tenhamos a mesma oportunidade”.

Ver mulheres representando a seleção em um esporte mundialmente conhecido desperta os sonhos das jovens atletas de Prudente. De acordo com a atleta Maria Gabriele Silva de Oliveira, de 18 anos, o futebol feminino não é tão reconhecido como o masculino, mas acredita que esta quebrando barreiras e uma delas é uma transmissão ao vivo. “Querendo ou não a seleção masculina é bem mais vista e esperada, e se hoje fossem eles, com certeza teria mais gente assistindo. Mas o importante é que já conquistamos espaços e que ainda virão muitos” declara. 

Futuro

Quanto o futuro do futebol feminino, Maria Gabriele espera que seja mais respeitado, assim como o masculino, que aconteça sem preconceito e que tenha o mesmo valor que qualquer outro tipo de esporte feito por homens. “Mulher também pode tudo, assim como os homens. Independente do que você seja você é capaz de tudo, é nisso que eu acredito”.

O momento para as jovens é também uma oportunidade para se quebrar paradigmas. “É o momento de quebrar o tabu do machismo de que a seleção brasileira é somente o Neymar. Hoje temos a Marta brilhando e o povo tem que valorizar alguém que é seis vezes campeã do Mundo”.

Na partida entre Brasil e Itália, Marta foi autora do gol que classificou a seleção para as oitavas da Copa do Mundo. O único gol da partida tornou a atleta brasileira a maior artilheira entre homens e mulheres de todas as Copas, com 17 gols. Diante do sonho de menina, Maria Gabriele diz que Marta traz esperança para todas as atletas. “Ela lutou e conseguiu chegar onde queria”.

Publicidade

Veja também