Atraso dos Correios gera reclamação na zona oeste

Bairros como Jardim Santa Paula, Jardim São Gabriel, Cohab e Cecap também são atingidos pelos problemas com o serviço

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 25/04/2018
Horário 09:17
Marcio Oliveira - Donizette percebe o cenário no Santa Paula desde o fim de 2017
Marcio Oliveira - Donizette percebe o cenário no Santa Paula desde o fim de 2017

A novela que mostra os atrasos dos Correios ganha mais um capítulo e também atinge mais locais de Presidente Prudente. Desta vez, os problemas acerca do serviço de postagem geram reclamações da zona oeste do município, em bairros como Jardim São Gabriel, Jardim Santa Paula, Cohab e Cecap. Uma situação que, conforme os moradores, se arrasta por quase cinco meses. O cenário é pior e de mais indignação, quando o reflexo da dificuldade acarreta em pagamento de dívidas em atraso.

O aposentado Donizette Araújo Silva, por exemplo, mora no Jardim Santa Paula e tem percebido o problema desde o final do ano passado. “Atrasa tudo: boletos, conta de telefone, enfim, tudo. Aí tem que ficar se virando da forma que pode, gastando dinheiro com combustível para ir atrás, no banco, ou imprimir pela internet”, relata. O cenário não se atém somente a ele, que também convive com as reclamações dos vizinhos.

Como o Moacir Antônio Barbosa, que também é morador do Jardim Santa Paula. À reportagem, ele conta que nem reclama com os Correios porque não “resolve”, uma vez que já tentou antes e não deu certo. “Minha esposa tem o costume de comprar pela internet, então ela percebe ainda mais a demora. Nunca chega no dia”. Nesses casos, o que resta é esperar, pois as mercadorias não tem como imprimir pela internet, brinca Moacir.

Donizette lembra que quando não chegavam as compras feitas pela internet, ele já foi até numa unidade do serviço para ver se estava parado por lá, mas não estava. “Assim como as contas, os boletos. A gente chega até lá e eles falam que está em Bauru [SP], na regional”, completa. A solução nesse caso é optar pelo recurso de emitir a segunda via pela web.

Mas existem alguns casos em que isso não é possível, como da Eunice Esmerdel, do Jardim São Gabriel, e da Hilda Aparecida Oliveira, moradora do Cecap. Ambas argumentam que não possuem acesso à internet em casa, ou até mesmo impressora. Quando o problema acontece, acabam recorrendo a alguns familiares, para ajudar na emissão do documento. “Meu genro é quem me ajuda ou então vou até o banco. Mas é isso, né, tem que se desgastar com isso. Uma coisa que deveria chegar em casa, como sempre foi”, frisa Eunice.

Em um bairro mais pra cima no mapa da zona oeste, na Cohab a situação também é a mesma. Conhecido por também agregar muitos estabelecimentos comerciais, a professora Maria Sousa acreditava que seria mais fácil e teria mais atenção dos Correios por ali, no entanto, não é isso que acontece. Em resumo, o problema é o mesmo que os demais: atraso atrás de atraso, tendo que se virar para não pagar as contas com juros.

 

Até quando?

A reportagem procurou os Correios, que, em outras oportunidades, já ressaltou que tem adotado medidas para evitar os problemas. Desta vez, o questionamento foi acerca de até quando a situação vai persistir. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do serviço de postagem respondeu que “para regularizar as entregas na cidade, os Correios estão realizando ações como serviço extraordinário e mutirão aos finais de semana”. Ademais, esclareceu que não há movimentos grevistas no momento, e que os atrasos pontuais nas entregas em Prudente se devem à sobrecarga de objetos postais acima do dimensionado. Quanto ao tempo para uma resolução mais concreta, a empresa não respondeu. 

 

PONTOS DA CIDADE

Como já noticiado por este diário, seguem os bairros de Prudente que já foram alvos de reclamações, relacionadas aos atrasos nas correspondências. Além do Jardim Santa Paula, São Gabriel, Cecap e Cohab, são:

- Jardim Novo Bongiovani;

- Jardim Cobral;

- Conjunto Habitacional Humberto Salvador;

- Jardim Paulista;

- Vila Dubus;

- Vila Formosa.

 

SERVIÇO

A empresa diz que permanece à disposição da população pelo Fale com os Correios, no site http://www.correios.com.br ou pelo telefone 0800-725-0100.

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