Baep apreende 2 toneladas de entorpecentes em 2019

Com menos de um ano de existência na região, tenente-coronel Carlos Vitor Negri analisa como “satisfatórios” os números do batalhão

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 04/02/2020
Horário 04:00
Arquivo - Militares do batalhão iniciaram treinamento um mês de antes do Baep ser inaugurado
Arquivo - Militares do batalhão iniciaram treinamento um mês de antes do Baep ser inaugurado

No dia 11 de abril de 2019, o governador do Estado, João Doria (PSDB), inaugurou a sede do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em Presidente Prudente. Da data até o fim de 2019, foram pouco mais de oito meses de trabalho, destinados à segurança pública. Pensando em tal atuação, no balanço anual do batalhão, um dos destaques ficou para a apreensão de entorpecentes, que chegou à cerca de 2 t (toneladas). Mais especificamente: 1.933,948 quilos de drogas. Por mês, seria o mesmo que apreender pouco mais de 241 kg.

Até então à frente do comando, o tenente-coronel Carlos Vitor Negri avaliou os números como satisfatórios, “principalmente no que tange à apreensão de entorpecentes”. O que ele busca explicar, é que tal atuação não é a única da região, uma vez que o batalhão é um dos quatro que compõem o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior-Oito), e que também “apresentam bons índices”. Suplementação foi a palavra usada pelo oficial.

E por ser recém-criado, ele destaca ainda mais a “satisfação” com os números apresentados. Por exemplo, além das apreensões de entorpecentes, foram 339 ocorrências atendidas, bem como 16.313 buscas pessoais e 2.622 condutores fiscalizados. Tudo resultado de um alto efetivo empregado: 13.828, entre homens, veículos e materiais.

Mas, de volta aos números de maior destaque, os entorpecentes, reconhecidos até mesmo pelo tenente-coronel, eles foram registrados a partir de 146 ocorrências de tráfico e 13 de porte e uso. Esmiuçadamente, a maior localização é de maconha: 1.886,715 kg, seguida por 30,414 kg de crack, 13,272 kg de cocaína e 3,547 kg de demais drogas.

ROTA DO

TRÁFICO

A alta apreensão, conforme Negri, é explicado por duas situações. A primeira, segundo ele, é que o Baep em si já é destinado a lidar com atuações desse cunho. “E também precisamos lembrar que a região tem como característica um dos maiores corredores do Estado: a Rodovia Raposo Tavares [SP-270], que faz divisa com outros Estados e que, por sua vez, faz divisa com outros países”, completa. Em outras palavras, mais fluxo de entorpecentes.

CHEGADA

DO BAEP

Como informado por este periódico, antes de ser inaugurado o Baep, o CPChq (Comando de Policiamento de Choque) chegou na cidade um mês antes para planejar e ministrar os treinamentos aos militares. Na época, foi anunciado que aproximadamente 285 militares deveriam compor a equipe, para atender 67 municípios das regiões de Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.

NÚMEROS

16.313

buscas pessoais foram realizadas

146

ocorrências de tráfico trabalhadas pelo batalhão

2.622

condutores foram fiscalizados pelo Baep

241 kg

é a média de entorpecentes apreendidos ao mês

Publicidade

Veja também