Bancos de sangue de PP aderem ao Junho Vermelho

Em época de frio e férias escolares, é comum que o número de doadores caia demasiadamente; ações são promovidas em hospitais para intensificar a conscientização

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 01/06/2019
Horário 08:01
Arquivo - Núcleos ressaltam a importância de doar nessa época do ano
Arquivo - Núcleos ressaltam a importância de doar nessa época do ano

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho. Durante esse mês, é quando também as campanhas de doação são intensificadas, uma vez que se trata de uma época na qual a baixa no número de doadores é perceptível. Pensando nisso e também aproveitando o período, os bancos de sangue de Presidente Prudente aderiram ao Junho Vermelho, que objetiva conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

No Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) de Prudente Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, que já é reincidente na adesão à campanha, o responsável técnico pelo Banco de Sangue e diretor clínico José Antonio Nascimento Bressa, a importância da participação se faz maior nesse período do ano, que é quando os estoques da unidade ficam em torno de 20% abaixo da quantidade ideal, como consequência da queda no número de doadores.

Por isso, como umas das ideias de intensificar o gesto de solidariedade, conforme o hospital, os funcionários do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “estão se mobilizando para colaborarem com o Núcleo de Hemoterapia durante todo o mês de junho”.

No caso do Hemocentro de Prudente, as ações também já começaram com a publicação de artes nas redes sociais, falando sobre a necessidade de ser solidário e chamando a todos. Para o dia exato, 14 de junho, a agente de captação Zenaide Brito, detalha que ainda será realizada uma reunião para decidir o que pode ser feito.

Contudo, ela lembra que, assim como em todas as épocas do ano, é importante comparecer. “Quem pode tem que ajudar, pois as pessoas precisam. Infelizmente muitos só vão atrás quando algo acontece com alguém próximo. Mas é preciso lembrar que sempre haverá alguém precisando”, completa. Zenaide ainda garante que a queda já perceptível, por conta das temperaturas amenas e a proximidade com as férias escolares e universitárias.

Doe sangue!

Doar sangue é simples e seguro. Se você tem mais de 16 e menos de 70 anos já pode ajudar. Nos casos de menores de idade, é necessária a presença dos pais. Na questão do peso, o mínimo é de 52 kg para mulheres e 50 kg para homens. O doador em questão deve estar saudável e descansado. No que tange às doenças, quem tem HIV não pode doar, assim como aquele que possui em seu histórico sífilis, hepatites B e C, doença de chagas, entre outras.

Horário de funcionamento

O Banco de Sangue do HR funciona diariamente, das 7h às 17h. Por sua vez, o Hemocentro funciona em horários diferentes. De segunda à quarta-feira, e sexta-feiram abre das 8h às 17h, na quinta-feira das 8h às 19h, e aos sábados das 7h às 11h.

Saiba mais

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

· permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;

· manter o curativo por pelo menos 4 horas;

· não ingerir bebidas alcoólicas;

· não fumar por 2 horas;

· evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;

· beber bastante líquido;

· se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Fonte: HR

Serviço

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional está localizado na Rua José Bongiovani, 1.297, Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3229-1570. Já o da Santa Casa encontra-se na Rua Wenceslau Braz, 5, na Vila Euclides. O telefone é o 3223-3511 ou 3223-4490.

Publicidade

Veja também