Bom dia

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 24/04/2019
Horário 08:20

"Confie nessa pequena voz constante que diz: talvez isso funcione e eu vou tentar". Diane Mariechild

Novas regras

Algumas pessoas tentam se livrar da obrigatoriedade de pagar pelas bagagens ao embarcar nos aviões, carregando vários volumes de mão, como malas, bolsas e computadores. Isso atrapalha outros passageiros que muitas vezes não conseguem espaço para acomodar suas bolsas. Mas, a partir de hoje, novas regras passam a valer, e quem levar bagagem fora do padrão vai ter que pagar a mais.

Govtech

Rogerio Alessi, secretário municipal de Tecnologia da Informação, sobe à tribuna do Expo Center Norte nesta quarta-feira. Ele é convidado da segunda edição do Govtech Conference, para abordar o tema “Governo Municipal e Startups: uma conexão de benefícios e sucesso”, das 15h às 15h30. Falará para mais de mil participantes entre servidores públicos, startups e empresas, empreendimentos do terceiro setor, investidores, empreendedores e entusiastas.

Soluções

Rogério Alessi disse ontem que está com a apresentação de hoje em São Paulo “pronta e decorada”. Segundo ele Prefeitura de Prudente tem uma relação forte com as startups que desenvolvem soluções para governos, inclusive, “várias soluções utilizadas hoje pelo Município foram desenvolvidas por startups prudentinas”.  Entre os “cases de sucesso” que pretende citar estão: o georreferenciamento que zerou as filas por espera em escolas; os mapas da dengue, leishmaniose e escorpião; o Sistema Órion, criado pelo 18º Batalhão da Polícia Militar, atualmente integrado à Prefeitura e hoje utilizado por mais de 50 cidades; o georreferenciamento da Central de Atendimento 156; e, o caso mais recente, uma startup que através do monitoramento do estresse hídrico da planta faz o controle da irrigação e que “será implantado como piloto em hortas municipais”.

Participação

Qual é o papel da sociedade no combate à corrupção? Como os municípios brasileiros podem avançar em transparência das contas públicas? Essas questões serão abordadas por Nicole Verillo, fundadora e responsável pelo Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção da Transparência Internacional no Brasil, nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Casa do Médico. Com idealização da UEPP (União das Entidades de Pres. Prudente e região), as inscrições para a palestra seguem no site www.uepp.org.br com entrada gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível no dia do evento.

 

Supermães

Parque Shopping rende homenagens nessa semana a seis super mães, por suas histórias de vida emocionantes:

- Oslaine Silva (jornalista no O Imparcial, mãe de três filhos e avó);

- Aparecida de Lurdes Andrade Jovial (diretora escolar, empresária, mãe de três filhos);

- Tânia Aparecida Lorente Geraldini (empresária, doceira, mãe de três filhos e avó);

- Valéria Regina Barbosa Mancini (fotógrafa e mãe da jornalista Camila Mancini);

- Doralice Torres Zaupa (Membro do “Grupo de Mulheres Mastectomizadas Almofadas do Coração”, mãe de dois filhos e avó);

- Virleis Ribeiro de Souza (colaboradora do Parque Shopping há quase 10 anos, mãe de seis filhos e avó).

Expectativa

Organização da Aviashow 2019 só aguarda a vistoria do precursor (oficial da Força Aérea encarregado de verificar o local e solicitar providências), para confirmar o show da Esquadrilha da Fumaça. O maior encontro da aviação desportiva da América Latina acontece de 24 a 26 de maio no Aeroparque José Martins, em Regente Feijó.

Grife

Neymar Jr lançará a quarta edição do maior torneio de futebol amador do mundo, que carrega o seu nome: Red Bull Neymar Jr’s Five.

NOIVOS O médico Angelo Tonon e a dentista Iris Francielly posaram para Carlos Rocha, num ensaio fotográfico em lindas paisagens da Bolívia. Essa foto foi registrada em Copacabana, às margens do lago Titicaca.

TATAME Próximo combate da nossa fera do Jiu-Jitsu, Lucas Porto, patrocinado pela Matsuda, será dia 27 de abril, no Campeonato Brasileiro na Arena Barueri

TURMA Alunos da aula de ritmos do Programa Vida & Movimento do Tênis Clube, na Páscoa

Foto: Paula Yume

Sobrepeso

O excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país – alertou estudo do Ministério da Saúde. Essa taxa, dez anos atrás, era de 43% - o que representa um crescimento de 23% no período. Na região Sudeste, o índice de pessoas com sobrepeso é de 52,3%. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.

Depoimento

A Sociedade dos Livres Pensadores recebe no próximo sábado (27) a docente, advogada e pesquisadora Ligia Fructuozo, para a palestra “Nas colinas de Ruanda: 25 anos do genocídio e a história não contada”. Ligia irá abordar detalhes sobre esse terrível massacre no país africano que dizimou mais de 1 milhão de pessoas em apenas 100 dias. A palestra tem entrada franca e ocorre a partir das 16h, no anfiteatro 2 da FCT/Unesp.

Prêmio

O Prudenshopping deu início terça-feira à sua campanha do dia das mães que sorteará três cartões de crédito no valor de R$ 10 mil cada um. Para participar, os concorrentes deverão juntar R$ 200 em notas/cupons fiscais, e trocar, no balcão do Clube de Vantagens, por um cupom da promoção.

Dom Casmurro

A maior obra de Machado de Assis, o drama realista “Dom Casmurro” pode ser conferido nos palcos, em Presidente Prudente, com apresentações teatrais gratuitas em nove espaços da cidade.  As encenações, realizadas pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Cia Mênades & Sátiros, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, integram o projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório”, que teve início em março e segue até setembro, com cinco espetáculos em cartaz.

Jantar enogastronômico

Tacchino Ristorante transferiu para o dia 9 de maio o seu primeiro Jantar Enogastronômico. O evento resulta da parceria de dois talentosos profissionais: o chef Luis Augusto Almeida, que elaborou um menu degustação de cinco tempos com o melhor da Gastronomia. Para completar, o sommelier Marcelo S. de Souza fará a harmonização, para revelar os melhores vinhos de cada prato. Reservas: 018 3221.4741.

Fechaduras digitais

Sabe aquele chaveiro repleto de chaves? Cada uma com uma finalidade diferente, que te faz perder minutos preciosos do seu tempo? Pode começar a pensar na aposentadoria dessas futuras relíquias. Ficar preocupado se esqueceu a porta aberta ao sair de casa também é coisa do passado. Tudo isso porque a mais recente tendência nos empreendimentos verticais é a utilização de fechaduras digitais. A modernidade traz vários benefícios como a segurança, a praticidade aos moradores e, claro, o alívio ao peso na bolsa ou volume no bolso. A tendência – que começa a ganhar força no Brasil – já é adotada em países como Estados Unidos, Japão e Suécia.

EXPERIÊNCIA Ligia Fructuozo esteve recentemente na África para concluir estudos sobre a história do genocídio e como o país vem se reconstruindo após este fato

 

COMEMORAÇÃO Rose Hofig e Rondi Madeira no pub Seu Bastião

Foto: Eduardo Rizzo

 

MOMENTO Sidnei Ribeiro e Sulivan Ribeiro, na festa que agitou o Seu Bastião

 

FLASH Renata Ribeiro e Vitor Clemente, comemorando no pub Seu Bastião

 

PRESENÇA Vitória Sanches, no Seu Bastião

 

RAPIDINHAS

...

Bom dia Marcos Lucas, presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Estado de São Paulo): hoje é o dia do Agente de Viagem.

...

Incorporadora Mampei Funada comemora hoje a entrega do edifício Cenário Parque do Povo.

...

De volta das férias na Tailândia, a dermatologista Tatiana Andrade volta a atender hoje em sua clínica.

...

Vilão da vez do meio ambiente, o canudo plástico será proibido em São Paulo.

...

Projeto em tramitação na Câmara de Vereadores paulistana proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, bares, padarias, casas noturnas, salões e eventos musicais.

...

Os estabelecimentos poderão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.

...

Ponto final: Chorar rios, Rir mares.

Publicidade

Veja também