Brahman e Senepol são expostos na Expo Prudente

Exposição de animais está sob organização do Núcleo dos Criadores e conta com Espaço da Pecuária para a realização de atrações com foco no agronegócio

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/09/2019
Horário 05:20
Divulgação: Segundo Álvaro Lima, melhoramento genético é constante através do uso de sêmen de touros comprovados
Divulgação: Segundo Álvaro Lima, melhoramento genético é constante através do uso de sêmen de touros comprovados

Para 2019, a exposição de animais da Expo Prudente está sob a organização do Núcleo dos Criadores e contará com Espaço da Pecuária para a realização de diversas atrações com foco no agronegócio. Dentre as raças que serão expostas até o dia 15 de setembro, estão os gados Brahman e Senepol.

Após finalizar o plantio de lavoura de café em sua fazenda, o prudentino Álvaro de Oliveira Lima precisava criar algo para contribuir em suas terras, localizadas na cidade de Lupércio. Por isso que no ano de 2005 ingressou a seleção do gado Brahman a fim de agregar valor ao gado que já era produzido.

Criado em mais de 70 países, o Brahman é um bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas, além disso, sua cor clara não é atrativa para carrapatos e bernes, por exemplo. É extremamente precoce, tanto para engordar e abater como na produção de bezerros.

Líder em cruzamentos com outras raças, a genética do Brahman é a união das raças de gado Zebuínas (Nelore + Guzerá + Gir).  “O melhoramento genético é constante através do uso de sêmen de touros comprovados, e é uma das raças mais rentáveis para o criador que deseja um rebanho produtivo e retorno financeiro de sua produção, já que é criado exclusivamente a pasto, da forma mais natural possível”, destaca Álvaro Lima.

Já a relação de José Montenegro com a pecuária vem desde seu avô materno, o José Joaquim de Araújo, conhecido como Zé baiano, que foi responsável por dar o passo inicial na pecuária regional de Prudente em meados da década de 1980. Criador de Senepol, Montenegro explica que o gado reúne as características de rusticidade, docilidade e qualidade de carne.

A origem do animal é resultado do trabalho de fazendeiros da ilha de Saint Croix, no Caribe, que fizeram o cruzamento do britânico Red Poll que é genuinamente um taurino com o N’Dama (animal leiteiro de origem do Senegal). Devido ao sucesso de adaptação às variações climáticas, o Senepol chamou a atenção de criadores norte-americanos e, assim, ganhou o mundo.

A precocidade também é algo valioso, pois as fêmeas iniciam sua produção aos 14 meses e os machos chegam a cobrir 40 vacas. O elevado valor de mercado também é outro atrativo da raça, e a bonificação dos frigoríficos pela qualidade da carne, o resume no slogan mundial “simples e lucrativo”. “Em percentual, afirmamos que mais de 50% do nosso investimento é voltado ao aprimoramento da raça, com sêmen dos melhores touros do mercado e renovação esporádica de doadoras”, explica Montenegro. Já para quem quer começar a criar a raça, salienta que uma forma de investir com pouco e ter uma grande variedade genética de animais, é indicado comprar embriões.

Sobre a expectativa da edição da Expo, Álvaro Lima e José Montenegro reforçam que o objetivo é resgatar a mostra da pecuária regional, adaptando aos novos modelos, em que o gado não seja exposto em argolas, mas sim, em currais, diminuindo o estresse e custos. “Esperamos que pecuária de Prudente e região saia mais fortalecida, com o aumento do número de produtores e a diversidade das raças”, pontua José Montenegro.

 

Publicidade

Veja também