Brincadeira saudável proporciona efeitos positivos na criança

EDITORIAL -

Data 08/01/2019
Horário 05:02

Em uma rápida pesquisa na internet, se encontra vários conceitos de férias, porém, com o mesmo significado: “período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades”. Janeiro é uma época em que muitas pessoas desfrutam o merecido descanso, reorganizam suas vidas, e voltam para suas funções revigoradas e dispostas para mais um tempo de trabalho, estudo.

No entanto, podem ser dias “difíceis” para alguns pais e responsáveis, já que é preciso encontrar tempo e função para a criançada de férias da escola. É essencial que os pequenos façam alguma coisa, não fiquem só dentro de casa, plantados em computadores, ou com tablets e celulares em mãos. Tem a vovó, as tias, as vizinhas. É preciso encontrar pessoas dispostas a cuidarem dos filhos daqueles que, por exemplo, precisam trabalhar nestes dias.

E, com esse objetivo, chega mais uma edição do Férias no Matarazzo, em Presidente Prudente. Uma iniciativa louvável da Secretaria Municipal de Cultura que atrai crianças de toda a cidade. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11. Na programação das atividades gratuitas que serão realizadas de 14 a 25 de janeiro, sempre às 14h, estão contação de histórias, recreação, oficinas com materiais recicláveis e sessões de cinema para garotada de 7 a 12 anos.

O projeto é realizado duas vezes ao ano desde 2009, e consiste no oferecimento de atividades diversificadas e, principalmente, lúdicas durante as tardes no período de férias escolares das crianças, em julho e janeiro. Tudo preparado com carinho e dedicação para entreter os pequenos. As crianças se encontram, compartilham conhecimento, trocam experiências e convivem umas com as outras. Nada de ociosidade nas férias, pois é tempo de brincadeiras e muita diversão.

Conforme a educadora Patricia Lopes, o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A brincadeira saudável só proporciona efeitos positivos na criança. Não oferece apenas entretenimento. São “n” coisas boas que favorecem o bom e pleno desenvolvimento do pequeno. Aproveite o Férias no Matarazzo. Se você não é daqui, ofereça aos seus filhos momentos de lazer. Cubra o tempo dele de ações boas e brincadeiras divertidas e saudáveis.

Publicidade

Veja também