Brinquedos: uma viagem ao passado

Itens antigos e que marcaram época são arrecadados; inauguração ocorre no dia 12

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/10/2019
Horário 06:20
Cedida: Itamar Xavier, responsável pela montagem do novo espaço da Cidade da Criança
Cedida: Itamar Xavier, responsável pela montagem do novo espaço da Cidade da Criança

Em 12 de outubro, a Cidade da Criança de Presidente Prudente ganha mais um atrativo: o Museu de Brinquedos. Através do artista plástico e professor, Itamar Xavier de Camargo, o local vem sendo feito, com apoio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo). Brinquedos antigos e que marcaram época são arrecadados para valorizar cada vez mais o novo espaço.

“Será mais um atrativo para os nossos visitantes. A primeira etapa foi feita e a próxima agora é juntamente com a Ciop: readequação e infraestrutura ”, comenta o secretário municipal de Turismo Paulo Silvio Sanches.

Segundo o gerente financeiro Ubirajara Veneziani, o intuito principal é garantir que as futuras gerações conheçam a história e a cultura dos brinquedos. “É muito importante para o resgate da história dos brinquedos das épocas de 50 até 90. O interessante é que as crianças poderão ver qual foi a evolução dos brinquedos durante estas décadas. Nesta preparação, estamos até emocionados em ver aquilo que se passou na nossa época e hoje vai poder ficar em exposição no planetário”, finaliza o gerente.

O artista plástico Itamar Xavier de Camargo, acredita no resgate histórico proporcionado pelo museu. “Eu creio que será um local que irá contribuir com a formação cultural dos turistas. Vai resgatar, memórias, a cultura do brinquedo e do ato de brincar. Vai ser um espaço importante. Arrecadamos uma boa parte dos brinquedos”, comenta.

Segundo o coordenador operacional Ary Vila Real, teve início o trabalho de retirada de objetos antigos.  “Estes itens são inutilizáveis e a reposição já começou a ser feita pela nossa equipe. Nós estamos trabalhando em toda infraestrutura. Iremos fazer uma rampa de acessibilidade para cadeirante, pintura externa, revisão de iluminação e identidade visual”, disse.

Serviço

Tem um brinquedo antigo, ou algum brinquedo atual que não usa mais e quer doar para o Museu dos Brinquedos? A Setur está recebendo estes brinquedos e criando o acervo para o Museu dos Brinquedos. Mais informações em (18) 3902-9340 ou pelo e-mail turismo@presidenteprudente.sp.gov.br


 

Publicidade

Veja também