Cadeia produtiva da batata-doce será tema debatido por especialistas

Transmissão sobre produção e exportação desse alimento ocorre na quarta-feira, às 19h, na página da Inova Prudente

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2020
Horário 18:30
Batatec - Produção de batata-doce é uma das responsáveis por gerar economia em Prudente
Batatec - Produção de batata-doce é uma das responsáveis por gerar economia em Prudente

A região de Presidente Prudente foi considerada, em 2016, a segunda maior produtora de batata-doce, segundo o ranking brasileiro. A produção e exportação desse alimento é uma das responsáveis por gerar economia no município, tendo até um evento próprio, a Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce). Com o intuito de expor o desenvolvimento e fomentar da cadeia produtiva da batata-doce, nesta quarta-feira, às 19h, será realizada uma live sobre os desafios da batata-doce.

O bate-papo será mediado pelo secretário municipal de Tecnologia de Prudente, Rogério Alessi, e contará com a participação do coordenador da Batatec, Marcelo Costilho Jorge; a secretária Claudia Prandini; e o vice-presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Prudente e Região) e produtor, Ademir Corte.  

Diante das circunstâncias, Marcelo frisou a importância do suporte para que chegue informação e conhecimento mesmo à distância. "A live vai funcionar como um meio de interligação para que as pessoas possam saber da batata-doce, dos projetos futuros e principalmente conhecer um pouco mais sobre tudo isso que a gente vem desenvolvendo".

Sobre as expectativas para a live, o coordenador da Batatec acredita que o espaço possa gerar novas perspectivas do futuro. "Esperamos que a live venha contribuir para que as pessoas entendam o projeto e que também possam investir no futuro próximo nessa cadeia produtiva que tem um mercado muito promissor a ser desenvolvido no âmbito nacional e internacional", pontuou Marcelo.

 

Batatec

A Batatec é uma ideia que surgiu de produtores locais (Mario Murakami, Ricardo Cremonesi, Renato Cremonesi, Nelson Monteiro, Luiz Rocha e Elio Portella) que buscavam promover e divulgar a batata-doce produzida na região, com o intuito de fomentar atividades econômicas no setor industrial, comercial, de turismo e de serviços, além de uma demanda por conhecimento técnico, visando a sustentabilidade de sua produção. A ideia foi consolidada junto ao poder público de Prudente em 2017.

No ano seguinte, o dia 15 de junho foi instituído como o Dia Municipal do Cultivo da Batata-Doce. A partir desta data, os trabalhos começaram e uma equipe de produtores rurais, poder público, entidades públicas e privadas foi formada. O IBC (Instituto Brasileiro do Café), com uma estrutura de 5 mil m², foi o espaço escolhido para a realização da feira.

A live será transmitido pelo Facebook da Inova Prudente.

Publicidade

Veja também