Câmara quer comitê para controle da dengue

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 21/05/2019
Horário 19:14
Maycon Morano/AI da Câmara Municipal - Demerson entregou pedido ao chefe de gabinete Marcos Tadeu
Maycon Morano/AI da Câmara Municipal - Demerson entregou pedido ao chefe de gabinete Marcos Tadeu

Na tarde de segunda-feira , o presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente e da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, o vereador Demerson Dias, Demerson da Saúde (PSB), protocolou junto ao chefe de gabinete do Executivo, Marcos Tadeu Cavalcante Pereira, um ofício no qual pede ao município a instalação de um Comitê de Crise para Combate à Dengue.

De acordo com o parlamentar, a ideia deste comitê é o envolvimento de todas as secretarias municipais, órgãos de saúde pública municipal, Defesa Civil e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento); além da sociedade civil organizada, através de associações de moradores, entidades de classe, sindicatos, entidades patronais e organizações religiosas. "É hora de realizarmos mutirões, unindo esforços entre poder público e sociedade civil", reforçou Demerson.

Em nota, a Câmara informou que o pedido foi feito após a segunda morte suspeita em decorrência de dengue em Prudente, ocorrida na sexta-feira, da moradora do Parque Alvorada. A primeira vítima da dengue neste ano foi uma moradora do bairro, no dia 7 de maio. Conforme informações da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), os dois bairros estão situados na área quatro do município.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde ainda sugeriu ações conjuntas para este possível Comitê de Crise para Combate à Dengue, como a implantação de "Tenda da Dengue", local no qual pode ser oferecido atendimento primário e teste rápido. Além disso, Demerson da Saúde acrescentou a necessidade da realização da "Operação Cata-Treco" em todas as regiões da cidade, recolhendo móveis, pneus e outros produtos que possam acumular água e permitir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o governo de Presidente Prudente informa que toda sugestão para conter o avanço da dengue no município é bem-vinda, e que a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto a VEM (Vigilância Epidemiológica), já está analisando o pedido da Câmara.

Projeto de Lei 762/17

Na sessão ordinária da segunda-feira, a Câmara Municipal tratou também do Projeto de Lei 762/17, de 18 de fevereiro de 2019 a qual proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências dos postos de combustíveis, exceto no interior das lojas de conveniências e restaurantes, bem como em áreas restritas e delimitadas que não se confundam com a pista de abastecimento de veículos automotores, no município. De autoria do vereador Adão Batista da Silva (PSB), a discussão do projeto foi adiada por uma sessão ordinária a pedido do autor.

Saiba mais

Ainda na sessão, os vereadores da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente apreciaram e aprovaram cinco projetos de lei - um dos textos previstos foi adiado e outro foi aceito com urgência. Ainda na ocasião, foram listados 36 requerimentos de providências e de informações.

 

Publicidade

Veja também