Caminhada para idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 17/10/2019
Horário 04:44

Quantos passos realmente devemos dar por dia? Muitas pessoas acima de 60 anos não conseguem andar 100 metros sem sentir dificuldades para respirar ou dores.

Fazer exercícios é ótimo para quem busca uma vida mais saudável e ativa, principalmente para quem está na terceira idade, e a caminhada é uma atividade sem grande impacto, que pode ser feita nas ruas do bairro, em parques públicos, pistas apropriadas, na praia.

Consultar um médico antes é essencial, mesmo que o idoso não tenha nenhum sintoma e, em caso de alguma doença mais grave e limitante, os cuidados deverão ser seguidos à risca.

Os benefícios na vida dos idosos que praticam frequentemente a caminhada são inúmeros: há uma melhora na circulação sanguínea, o que diminui os riscos de problemas no coração, além de melhorar a capacidade cardíaca. Os ossos e articulações são fortalecidos, auxiliando na disposição do dia a dia; e há redução dos inchaços nos tornozelos e nas pernas.

Muitas pessoas acima de 60 anos não conseguem andar 100 metros sem sentir dificuldades para respirar ou dores

Outras vantagens incluem melhora no equilíbrio – o que diminui chances de quedas, melhora no sono, diminuição de risco de diabetes. Poderíamos listar inúmeros outros.

Mesmo sabendo disso tudo, não nos exercitamos. Há o grande monstro, a meta dos 10 mil passos. Um estudo mostrou que nem todos precisam andar tanto. As mulheres sedentárias analisadas davam, em média, 2.700 passos por dia. As que chegaram à média de 4.400 passos, porém, reduziram em 41% a mortalidade. Mas o ponto ideal para efetivamente reduzir o risco de morte foi 7.500 passos.

Assim, pode-se contar passos num dispositivo ou aplicativo, que é mais fácil do que cronometrar. E os resultados dão uma referência para os sedentários: por que não tentar dar 4.400 passos por dia? Para cumprir essa meta, troque o elevador pela escada, estacione o carro mais longe, desça um ponto de ônibus antes. Essas pequenas coisas, juntas, crescem.

Além de tudo isso, a caminhada auxilia na socialização, pois o idoso pode caminhar com amigos ou mesmo fazer novas amizades, o que ajuda a evitar a solidão e a depressão.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também