Campanha fomenta acesso da população ao sinal digital

Trabalho de instituição não governamental é realizado em comunidades menos digitalizadas e orienta acerca da instalação da antena e do conversor para funcionamento dos aparelhos

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 13/01/2018
Horário 12:24

A partir do dia 28 de março, toda a programação televisiva dos canais abertos será transmitida pelo sinal digital. Para orientar, informar e preparar a população de Presidente Prudente sobre a mudança, desde ontem, a Seja Digital - instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil - começou a implementar ações em comunidades menos digitalizadas, com a missão de garantir que a população tenha acesso à TV digital, oferecendo suporte didático, mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para famílias atendidas pelo governo federal. É o que explica a mobilizadora social no município, Ana Paula Giroto.

“Não temos uma previsão de uma data final para esta campanha. O intuito é informar toda a população prudentina sobre a mudança do sinal digital, indo de porta em porta, e orientando as famílias sobre o tema. Nestas visitas, nós também realizaremos os agendamentos para o recebimento de kits, que contam com um conversor, um controle e uma antena digital. Ao todo, serão mais de 25 mil kits distribuídos”, explica Ana Paula.

De acordo com a mobilizadora, para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

 

O intuito é informar toda a população prudentina sobre a mudança do sinal digital, indo de porta em porta

Ana Paula Giroto,

mobilizadora social

 

Sinal digital em casa

A prudentina Célia da Silva Matos, 44 anos, ligou para o 147 e garantiu o seu sinal digital. Com o conversor recentemente instalado, ela ressalta a melhora da imagem de sua televisão e conta que, às vezes, perdia programações que gosta de assistir por conta da baixa qualidade de transmissão que o sinal analógico possuía.

“Agora a TV é outra. Nós vemos a imagem igual tela de cinema, inclusive o áudio também é muito melhor. É importante que toda a população entenda e realize esta mudança, para não ficar sem assistir televisão. Com o digital, além de melhorar a qualidade, a gente consegue acompanhar toda a programação diária dos canais”, pontua Célia.

Publicidade

Veja também